Últimas notícias:

Loading...

Estudantes e professores se unem em 2º ato pela Educação

A manifestação será realizada nesta quinta-feira, 30, em todo o país

Por: Redação
Crédito: Heloisa Aun / Catraca LivreEstudantes vão às ruas contra corte na Educação

O dia 15 de maio entrou para a história: estudantes e professores de todo o país saíram às ruas em suas cidades contra os cortes anunciados pelo MEC (Ministério da Educação) nas universidades públicas e institutos federais, além do bloqueio de bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Em São Paulo, foram mais de meio milhão de pessoas na manifestação que ocupou a Avenida Paulista.

SOMOS TODOS #EDUCAÇÃOSIM

Logo após os protestos, a UNE (União Nacional dos Estudantes) anunciou o novo dia de mobilizações, que acontecerá nesta quinta-feira, 30. Já estão confirmados eventos em diversos estados e capitais.

A manifestação em São Paulo está marcada para ocorrer no Largo da Batata, na zona oeste, a partir das 16h. No Rio, a concentração do ato será às 15h na Candelária, centro da cidade. Também vão acontecer eventos fora do Brasil: Estados Unidos, Irlanda e Suíça, segundo informações divulgadas pela UNE.

Confira os eventos nas capitais:

São Paulo

Rio de Janeiro

Porto Alegre

Belo Horizonte

Brasília

Salvador

Curitiba

Fortaleza

Belém

Recife

Manaus

Natal

São Luís

Veja outras cidades que têm atos confirmados:

O Brasil se UNE pela educação. Confira os atos confirmados em todo o país e vamos juntos porque #Dia30VaiSerMaior.Mande por inbox informações sobre os atos em sua cidade para divulgarmos.

Posted by UNE – União Nacional dos Estudantes on Sunday, May 26, 2019

DIA 30 DE MAIO VAI SER MAIOR!No dia 30 de maio, vamos novamente às ruas em defesa da educação. Estamos convocando o…

Posted by UNE – União Nacional dos Estudantes on Sunday, May 26, 2019

Estudantes fora do país também poderão participar do #30M! Confere os atos internacionais já confirmados, todos juntos #NaLutaPelaEducação

Posted by UNE – União Nacional dos Estudantes on Sunday, May 26, 2019

Resposta às manifestações pró-Bolsonaro

O segundo protesto pela Educação também é uma resposta aos atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, que ocorreram neste domingo, 26, em 50 cidades de 12 estados e no Distrito Federal.

Entre os grupos na linha de frente das manifestações a favor do governo, estavam o Nas Ruas, Ativistas Independentes, Direita São Paulo, Movimento Avanço Brasil, Patriotas Lobos Brasil e o Clube Militar. O MBL (Movimento Brasil Livre) e o Vem Pra Rua não aderiram à mobilização.

Crédito: Reprodução / TwitterManifestantes que participaram da mobilização em Curitiba arrancaram uma faixa em defesa da Educação

Manifestantes que participaram da mobilização em Curitiba arrancaram uma faixa com os dizeres: “Em defesa da Educação”. A mensagem estava em frente ao prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A ação foi aplaudida pelas demais pessoas.

“Vamos retirar essa faixa, porque prédio público não pode ser usado de forma ideológica. É Brasil. Nós estamos aqui buscando um Brasil melhor. Não vamos permitir mais isso”, explicou, em vídeo, um dos organizadores do protesto na capital paranaense. Veja abaixo:

Compartilhe: