Governo do Acre decreta estado de emergência por queimadas

Ação desenfreada de desmatamento aconteceu no período de estiagem no estado

Por: Redação Comunicar erro

Na manhã desta sexta-feira, 23, o governo do Acre decretou estado de emergência por conta do período de estiagem no estado e o número de queimadas na região.

queimadas acre
Crédito: Reprodução Acre entrou em estado de emergência nesta sexta-feira, 23

O governador Gladson Cameli participou de uma entrevista coletiva para falar sobre a situação das cidades, e levou em consideração o decreto que aponta como causas da atual situação a escassez de chuva, a baixa umidade relativa do ar e as queimadas.

“Os meses de agosto e setembro são historicamente de maior criticidade de ocorrência de incêndios florestais e queimadas urbanas, devido aos baixos índices de precipitação pluviométrica e fluviométrica, em consequência a baixa umidade relativa do ar e a elevada emissão de monóxido de carbono e material particulado no ar”, disse o político ao “G1”.

No discurso, Cameli disse também que não se deve culpar outro estado ou país pelas queimadas – se referindo às alegações de que a fumaça também sai da Bolívia e Peru.

“De uma forma direta ou indireta estão politizando como a presidência, em alguns aspectos, está interpretando alguns dados. Não vim pra dizer que o culpado é o estado vizinho, país vizinho, eu não vou fazer isso, vou enfrentar o problema olhando pra ele. A culpa não é da Bolívia, nem do Peru, o problema é aqui e vamos resolver aqui mesmo”, completou.

O anúncio de estado de emergência ocorreu uma semana depois de o governo ter decretado estado de alerta ambiental.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o número de queimadas aumentou desde 2018. De janeiro a 22 de agosto do ano passado, foram registradas 852 queimadas. Já neste ano, esse número saltou para 2.498 entre janeiro e 20 de agosto.

1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …