Últimas notícias:

Loading...

Indiano é eleito ‘melhor professor do mundo’ ao impedir casamento de meninas

Ranjitsinh Disale superou barreiras linguísticas e culturais para empreender premiado projeto educacional em vilarejo na índia

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Vencedor do Global Teacher Prize 2020, prêmio equivalente a um Nobel da educação, o professor indiano Ranjitsinh Disale leciona em uma escola primária no pequeno vilarejo de Paritewadi, no interior da índia.

Quando chegou à escola, em 2009, encontrou um prédio em condições de abandono e teve que lidar com escassez de alunos, por conta da baixa frequência escolar que não ultrapassava os 2%.

Além disso, havia outros dois grandes desafios: o casamento de estudantes adolescentes, prática comum na região; e a barreira linguística provocada pelo idioma, já que os alunos, fluentes apenas em kannada (variante regional), não compreendiam a linguagem presente no material escolar.

Nada disso, entretanto, impediu que Disale promovesse uma verdadeira revolução que partiu das salas de aula e foi além. Começou derrubando as fronteiras da língua expressa, traduzindo os livros didáticos da classe para a língua materna de seus alunos.

Além disso, recorreu a recursos tecnológicos utilizando QR codes exclusivos promovendo acesso a poemas em áudio, aulas em vídeo, histórias e tarefas, criando uma experiência de aprendizagem única entre os alunos.

Casamento entre meninas na pequena aldeia foi reduzido a zero após adesão escolar –  YouTube/GlobalTecaherPrize

Poder da educação

Ao superar todas as dificuldades encontradas no caminho, o professor foi surpreendido por um resultado até então inesperado: com 100% de frequência de meninas em salas de aula, não foi mais registrado casamentos de meninas na aldeia. Feito que o credenciou a ser o vencedor do prêmio avaliado em US$ 1 milhão após ser selecionado entre mais de 12 mil concorrentes de 140 países.

Ao ser nomeado vencedor, Disale, em um nobre gesto de comprometimento com sua profissão, afirmou que dividiria metade do valor recebido com os outro noves educadores finalistas.

Após doze anos de dedicação, o trabalho de Disale segue colhendo frutos. Recentemente, a escola foi eleita como a melhor de sua região, onde 85% dos alunos obtiveram nota máxima em exames anuais. Uma de suas alunas, inclusive, formou-se na universidade, provando que, através da educação, nenhum sonho é impossível.

Transformando vidas

O legado de Ranjitsinh Disale foi além das fronteiras da pequena aldeia ao oeste da Índia. Em 2018, o Ministro de HRD Prakash Javdekar anunciou que todos os livros didáticos adotariam QR codes incorporados.

Ao receber o prêmio, que foi realizado pela internet em função da pandemia, Disale enfatizou: “os professores são os verdadeiros agentes de mudança que estão transformando a vida de seus alunos com uma mistura de giz e desafios. Eles sempre acreditam em dar e compartilhar. E, portanto, tenho o prazer de anunciar que compartilharei 50% do prêmio em dinheiro igualmente entre meus outros colegas finalistas para apoiar seus incríveis trabalhos. Acredito que, juntos, podemos mudar esse mundo, porque compartilhar é crescer.”

Compartilhe: