Jovem relata estupro dentro de estação do metrô em São Paulo

"Quando dei por mim, senti um puxão no braço e só lembro de estar no chão, ele passar a mão em mim, rasgar toda a minha legging", contou a estudante

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Reprodução / FlickrO caso ocorreu dentro da estação Sacomã

Uma jovem de 18 anos contou ao G1 ter sido vítima de estupro nesta quarta-feira, 22, dentro da estação Sacomã, na Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo.

De acordo com o relato, ela estava indo para a faculdade, por volta das 17h, quando foi abordada por um homem que pediu informações na bilheteria da estação. Depois, já na plataforma de embarque, enquanto a vítima estudava perto da escada, onde há um vão, ele a atacou.

“Quando dei por mim, senti um puxão no braço e só lembro de estar no chão, ele passar a mão em mim, rasgar toda a minha legging e foi aí que tudo aconteceu”, disse a jovem. “Eu não tive condições de fazer nada, eu paralisei, não sabia o que fazer.”

Ainda segundo a vítima, o agressor estava armado e, após o estupro, a acompanhou até uma região próxima à universidade. Totalmente apavorada, ela apenas conseguiu pedir para alguns amigos a encontrarem na porta da faculdade.

A estudante procurou atendimento médico no Hospital de São Bernardo do Campo, onde fez exames e recebeu os medicamentos anti-retrovirais e a pílula do dia seguinte. Nesta quinta-feira, 23, ela registrou a denúncia na 2ª Delegacia da Mulher, na zona sul.

Em nota, o metrô informou que tomou conhecimento da ocorrência e que “não medirá esforços para colaborar com a polícia durante as investigações”.

Crédito: LeoMSantos / WikipediaO metrô informou que irá colaborar com as investigações do ocorrido

Ataques no metrô 

Supostos ataques a mulheres na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, repercutiram nas redes sociais nos últimos dias. As denúncias começaram após uma jovem relatar ter sido estuprada ao pedir ajuda a funcionários de uma estação do metrô na região.

Desde o último sábado, 18, publicações alertam quem passa pelas ruas do bairro. “Precisamos nos unir, estou publicando abertamente para todas as mulheres que frequentam esse lugar se sentirem à vontade pra entrar no grupo que vou criar. Lá vamos criar uma palavra de emergência e deixar as localizações, caso alguém precise”, escreveu uma jovem.

Entre os grupos de estudantes no WhatsApp, mensagens afirmam que homens estariam puxando as vítimas para dentro de veículos na saída do metrô. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, não há nenhum registro de estupro ou tentativa de estupro no período pela Polícia Militar nem pela Polícia Civil.

O primeiro caso confirmado pelo metrô ocorreu na manhã de sábado, 18, quando uma jovem pediu ajuda a funcionários da estação Vila Mariana e contou ter sido estuprada fora das dependências do metrô. Ela não quis ser encaminhada para o hospital e registrar uma denúncia oficial, então acabou sendo levada até a casa dos pais por funcionários da companhia.

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …