Lista de aplicativos de transporte exclusivos para mulheres

As denúncias de assédio sexual no transporte particular têm feito cada vez mais mulheres procurarem aplicativos seguros

Por: Redação | Comunicar erro

Só quem é mulher sabe a sensação de pedir um carro em um aplicativo de transporte e enviar prints com os dados do motorista para alguma amiga ou ligar para alguém próximo durante o trajeto. Tudo isso para (ao menos tentar) se sentir mais segura, principalmente na madrugada.

Desde a última segunda-feira, dia 28, quando a escritora Clara Averbuck denunciou em sua página no Facebook ter sido estuprada por um motorista da Uber em São Paulo, os aplicativos de transporte exclusivos para mulheres tiveram muita procura.

O aumento do uso desse tipo de serviço mostra que as mulheres estão procurando outras saídas em busca de conforto e segurança na hora de se locomoverem pelas cidades. Abaixo, o Catraca Livre selecionou alguns apps que oferecem corridas com motoristas mulheres e são direcionados ao público feminino.

Seleção de serviços de transporte apenas para mulheres

Confira a lista:

  • FemiTaxi

O aplicativo FemiTaxi foi lançado em 2016 com o objetivo de conectar as taxistas mulheres à clientela feminina e está disponível para iOS e Android. A ferramenta tem opções de transporte de crianças desacompanhadas. Já os homens são aceitos só se estiverem acompanhados de uma mulher.

De acordo com seus fundadores, o app tem mais de 25 mil usuárias e 800 motoristas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Santos e Goiânia. Para saber mais e baixar o FemiTaxi, clique aqui.

  • Lady Driver

Em funcionamento desde março de 2017, o aplicativo Lady Driver oferece cerca de 8 mil motoristas mulheres na capital paulista e em Guarulhos, na Grande SP, mas agora quer expandir o serviço para o Rio de Janeiro.

Apenas usuárias mulheres podem se cadastrar e solicitar um carro. Caso estejam acompanhadas de amigo ou namorado, devem avisar a motorista antes, que pode aceitar ou não a corrida. Baixe o app neste link.

  • Venuxx

O Venuxx, lançado no final do ano passado, aceita só motoristas e passageiras mulheres. Por enquanto, o app atua em São Paulo e Porto Alegre. Pelo aplicativo, a cliente pode ver a foto e o nome de quem que está indo buscá-la.

Além disso, todos os carros têm um adesivo de segurança que mostra se é Venuxx.O sistema também oferece o botão SOS, por meio do qual a usuária pode adicionar qualquer contato, como amigas e familiares, para ajudar caso algo ocorra. O app está disponível neste site.

  • Nüshu

O Nüshu é o mais recente aplicativo com essa mesma proposta. No início, funcionará somente em São Paulo, onde está em fase de cadastramento das motoristas.

A ideia é aceitar apenas mulheres como usuárias e homens são estritamente proibidos, mas podem ser transportados como passageiros meninos de até 12 anos de idade. Está disponível para aparelhos Android e iOS. Saiba mais aqui.

  • 99 – ferramenta para mulheres

No ano passado, o aplicativo 99 lançou uma ferramenta chamada “99 Motorista Mulher”, na qual passageiras podem solicitar corridas que serão conduzidas por motoristas do gênero feminino. Crianças e adolescentes também podem usar o serviço.

Quer saber mais? Acesse o site da empresa.

  • Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …