Machismo: ‘Primeira vez com negão não dói’, diz promotor a advogada

A frase foi dita durante uma sessão do Júri

Por: Redação Comunicar erro

“Primeira vez com negão não dói”, diz promotor Ariomar José Figueiredo da Silva mostrando seu machismo a advogada e defensora pública Fernanda Nunes Morais na Bahia, ao pedir para ela ficar tranquila durante sessão do Juri . O caso ocorreu no último dia 4.

Crédito: Reprodução‘Primeira vez com negão não dói’, diz promotor a advogada Fernanda Nunes Morais na Bahia

Em suas redes sociais, Fernanda se manifestou compartilhando uma uma nota de apoio emitida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). “Tal fala, redutora e sexualizadora da atuação pública e séria das partes, desrespeita a mulher e defensora Fernanda e reflete de forma clara a forte cultura machista que mancha nossa sociedade e insiste em tentar reduzir sistematicamente as mulheres a meros objetos sexuais”, afirmou o documento.

Defensores Federais entenderam a fala do promotor como ‘discriminatória e opressora’. A Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos Federais (Anadef), manifestou repúdio ao ocorrido.

VEJA 10 MOTIVOS PARA LUTAR CONTRA O MACHISMO

“A fala do membro do MP/BA é mais um sintoma da lamentável realidade vivenciada por milhares de mulheres, que lutam diuturnamente por igualdade de tratamento e oportunidades, seja no mercado de trabalho, seja nas demais relações em sociedade. As palavras proferidas, além de servir à tentativa de coagir e desestabilizar a defesa técnica de excelência quotidianamente prestada pela Defensoria Pública em benefício de seus assistidos, denotam menosprezo ao relevante papel da mulher no exercício de funções essenciais no sistema de justiça”, destacou.

Já o Ministério Público do Estado da Bahia foi mais brando. Para o órgão, ‘não houve qualquer intenção de ofensa’ à defensora. “A instituição lamenta o ocorrido e se desculpa por qualquer ofensa eventualmente gerada pela frase dita em um contexto de sessão do Júri”, concluiu.

A ofensa foi encaminhada à corregedoria da Defensoria Pública da Bahia.

Compartilhe:

Tags: #machismo
1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …