MAM é acusado de pedofilia após performance com homem nu

Na apresentação, uma criança que estava na plateia interage com o artista Wagner Schwartz

Por: Redação | Comunicar erro
A performance recebeu críticas de grupos conservadores nas redes sociais

Uma performance realizada nesta terça-feira, dia 28, durante a abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, foi acusada de pedofilia nas redes sociais. No vídeo que circula na internet, o artista Wagner Schwartz aparece nu, no centro de um tablado, e uma criança interage com ele.

No Facebook e no Twitter, muitos usuários se manifestaram contra as imagens. Um dos principais críticos à performance, o Movimento Brasil Livre (MBL), que já havia atuado na censura à exposição Queermuseu, acusou o MAM de promover a “erotização infantil” usando dinheiro público.

Na performance, intitulada La Bête, o artista interpreta um dos Bichos de Lygia Clark, as esculturas de alumínio com dobradiças que podem ser manipuladas pelo público. Schwartz se posiciona completamente nu e pode ser tocado pelo público.

A menina entra na cena e toca na canela e nos pés do coreógrafo, e depois sai engatinhando do tatame, voltando à plateia. De acordo com o museu, a criança estava acompanhada pela mãe, que também participou da interação. A obra já havia sido apresentada nos dias 19 e 20 de agosto no Instituto Goethe, em Salvador.

Em nota, o MAM afirmou que as acusações são fruto de deturpação do contexto da obra e que a performance foi realizada em evento para convidados. “A sala estava sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez do artista. O trabalho não tem conteúdo erótico ou erotizante”, diz o texto.

“As acusações de inadequação são descabidas e guardam conexão com a cultura de ódio e intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalha pelo país e nas redes sociais”, completa.

Confira as reações das pessoas nas redes sociais:

https://twitter.com/gaebbels/status/913755531990446080

Veja abaixo a nota do MAM na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTOO Museu Arte de Moderna de São Paulo informa que a performance 'La Bête', que está sendo…

Posted by MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo on Thursday, September 28, 2017

  • Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …