MAM é acusado de pedofilia após performance com homem nu

Na apresentação, uma criança que estava na plateia interage com o artista Wagner Schwartz

Por: Redação | Comunicar erro
A performance recebeu críticas de grupos conservadores nas redes sociais

Uma performance realizada nesta terça-feira, dia 28, durante a abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, foi acusada de pedofilia nas redes sociais. No vídeo que circula na internet, o artista Wagner Schwartz aparece nu, no centro de um tablado, e uma criança interage com ele.

No Facebook e no Twitter, muitos usuários se manifestaram contra as imagens. Um dos principais críticos à performance, o Movimento Brasil Livre (MBL), que já havia atuado na censura à exposição Queermuseu, acusou o MAM de promover a “erotização infantil” usando dinheiro público.

Na performance, intitulada La Bête, o artista interpreta um dos Bichos de Lygia Clark, as esculturas de alumínio com dobradiças que podem ser manipuladas pelo público. Schwartz se posiciona completamente nu e pode ser tocado pelo público.

A menina entra na cena e toca na canela e nos pés do coreógrafo, e depois sai engatinhando do tatame, voltando à plateia. De acordo com o museu, a criança estava acompanhada pela mãe, que também participou da interação. A obra já havia sido apresentada nos dias 19 e 20 de agosto no Instituto Goethe, em Salvador.

Em nota, o MAM afirmou que as acusações são fruto de deturpação do contexto da obra e que a performance foi realizada em evento para convidados. “A sala estava sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez do artista. O trabalho não tem conteúdo erótico ou erotizante”, diz o texto.

“As acusações de inadequação são descabidas e guardam conexão com a cultura de ódio e intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalha pelo país e nas redes sociais”, completa.

Confira as reações das pessoas nas redes sociais:

https://twitter.com/gaebbels/status/913755531990446080

Veja abaixo a nota do MAM na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTOO Museu Arte de Moderna de São Paulo informa que a performance 'La Bête', que está sendo…

Posted by MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo on Thursday, September 28, 2017

  • Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …