Marisa Monte pede a João Doria para retirar música de vídeo
O prefeito de São Paulo usou um trecho de "Ainda Bem" sem autorização da cantora e de Arnaldo Antunes
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), usou um trecho da canção “Ainda Bem” em um vídeo postado por ele nas redes sociais e foi advertido por Marisa Monte, que compôs a música em parceria com Arnaldo Antunes. Nesta quarta-feira, dia 29, ela publicou no Instagram uma nota de esclarecimento na qual explica que pediu para a prefeitura retirar o conteúdo do ar.
A canção aparece de fundo em um vídeo compartilhado por Doria no dia 21 de agosto, durante uma inauguração de obra da Prefeitura no Parque do Ibirapuera. À princípio, o pedido foi negado pelo prefeito.
“O vídeo em questão, com mais de 100 mil visualizações e diversos compartilhamentos, faz uso não autorizado da canção ‘Ainda Bem’, de nossa autoria, como música de fundo, visando promover as atividades do prefeito, suas parcerias institucionais e comerciais, inclusive citando nominalmente uma marca de artigos esportivos”, diz o texto de Marisa Monte e Arnaldo Antunes.
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Site tem passagens baratas para principais festivais de música
- Muito além da Adele: 11 músicas sobre términos de relacionamentos para fazer a fila andar
- Prefeito expulsa moradores de rua para ‘cidade não virar um lixo’
“Notificamos o prefeito, em conjunto com nossas editoras (SonyATV e Universal Music Publishing), sobre o uso ilegal de nossa obra, solicitando a retirada imediata do conteúdo de circulação e o esclarecimento ao público de que a canção havia sido usada sem nosso consentimento”, completa a nota.
Segundo a artista, a reprodução da música não tem autorização dela e de seu parceiro artístico para as divulgações das parcerias institucionais e comerciais de Doria.
Marisa contou que “apenas 2 meses depois, recebemos uma resposta assinada por João Dória Jr., argumentando que a música no vídeo havia sido captada de forma espontânea no ambiente das gravações, justificativa esta que, ainda que fosse verdadeira, não encontra qualquer abrigo na Lei de Direitos Autorais”.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou nesta quinta-feira, dia 30, que o prefeito não fez uso de qualquer canção de forma indevida em nenhum momento.
“No vídeo em questão, a música aparece como som ambiente, pois estava sendo tocada no local da gravação, em evento realizado no Parque Ibirapuera, segundo a Secretaria de Comunicação. Não cabe, portanto, cobrança de direitos autorais, defende. Mesmo assim, o prefeito ordenou que a equipe que cuida de sua página pessoal nas redes apagasse o vídeo”, diz o comunicado.
De acordo com a prefeitura, o advogado de Marisa Monte fez contato duas vezes pedindo valores pelo uso da música. Na primeira delas, pediu o valor de R$ 300 mil e, na segunda, uma doação para uma instituição beneficente.
“O prefeito negou a solicitação feita por eles, pois não reconhece legitimidade no pleito apresentado. Não se trata de desprezar a entidade recomendada, reconhecida como de grande relevância”, completa o texto.
Veja a nota de esclarecimento de Marisa Monte:
https://www.instagram.com/p/BcGFu-IACE8/?taken-by=marisamonte
- Leia também: