“Massa” de ciclistas se reúne toda última sexta do mês em POA; saiba mais

A “Massa Crítica” acontece toda última sexta-feira do mês, com o objetivo de divulgar a bike como meio de transporte e criar condições favoráveis para seu uso nas cidades

Por: Redação | Comunicar erro

Há um pensamento comum entre os ciclistas que compara sua fragilidade no meio do trânsito à impotência de um indivíduo em meio a governos e grandes instituições. A história comprova, porém, que nem governos nem grandes instituições resistem  a uma massa de indivíduos unidos pelo mesmo ideal. Foi partindo desse princípio que surgiu a Massa Crítica, evento que reúne espontaneamente ciclistas que desejam lutar pelos seus direitos ou apenas dar um passeio de bicicleta.

divulgação
Massa Crítica (do termo inglês Critical Mass) é um evento que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo, em que ciclistas, skatistas, patinadores e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana ocupam seu espaço nas ruas.

Espécie de bicicletada, o encontro acontece toda última sexta-feira do mês em diversas cidades de vários países do mundo. Em Porto Alegre, a Massa Crítica se reúne às 18h15, no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. A saída do grupo acontece meia hora depois, sempre com um destino diferente.

A ação não tem outro objetivo fixo senão a exaltação de bicicletas, skates, patins e quaisquer outros meios de transporte movidos à força propulsão humana. É durante a Massa Crítica que os participantes propõem reivindicações e pautas para manifestos ou celebrações. Além disso, o evento é aberto a todos os ciclistas que quiserem apenas aproveitar a segurança de pedalar em grupo para passear.

Explicações mais detalhadas sobre o que é, como funciona e de onde surgiu o movimento global podem ser encontradas na página Massa Crítica POA. Informações sobre os encontros mensais na cidade, assim como rotas, trajetos e dicas são publicadas na comunidade Massa Crítica Porto Alegre, no Facebook. Quem quiser participar, só precisa pegar a bike e entrar para a massa.

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …