“Massa” de ciclistas se reúne toda última sexta do mês em POA; saiba mais

A “Massa Crítica” acontece toda última sexta-feira do mês, com o objetivo de divulgar a bike como meio de transporte e criar condições favoráveis para seu uso nas cidades

Por: Redação Comunicar erro

Há um pensamento comum entre os ciclistas que compara sua fragilidade no meio do trânsito à impotência de um indivíduo em meio a governos e grandes instituições. A história comprova, porém, que nem governos nem grandes instituições resistem  a uma massa de indivíduos unidos pelo mesmo ideal. Foi partindo desse princípio que surgiu a Massa Crítica, evento que reúne espontaneamente ciclistas que desejam lutar pelos seus direitos ou apenas dar um passeio de bicicleta.

divulgação
Massa Crítica (do termo inglês Critical Mass) é um evento que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo, em que ciclistas, skatistas, patinadores e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana ocupam seu espaço nas ruas.

Espécie de bicicletada, o encontro acontece toda última sexta-feira do mês em diversas cidades de vários países do mundo. Em Porto Alegre, a Massa Crítica se reúne às 18h15, no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. A saída do grupo acontece meia hora depois, sempre com um destino diferente.

A ação não tem outro objetivo fixo senão a exaltação de bicicletas, skates, patins e quaisquer outros meios de transporte movidos à força propulsão humana. É durante a Massa Crítica que os participantes propõem reivindicações e pautas para manifestos ou celebrações. Além disso, o evento é aberto a todos os ciclistas que quiserem apenas aproveitar a segurança de pedalar em grupo para passear.

Explicações mais detalhadas sobre o que é, como funciona e de onde surgiu o movimento global podem ser encontradas na página Massa Crítica POA. Informações sobre os encontros mensais na cidade, assim como rotas, trajetos e dicas são publicadas na comunidade Massa Crítica Porto Alegre, no Facebook. Quem quiser participar, só precisa pegar a bike e entrar para a massa.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …