Mulheres visitam templo que por crença era banido a elas na Índia

Elas quebraram uma tradição de séculos que proibia a entrada de mulheres em período fértil com a crença de que poderiam tentar a divindade

Por: Redação | Comunicar erro

Duas mulheres romperam uma tradição de séculos ao entrar pela primeira vez no famoso templo hindu de Sabarimala, em Kerala, no sudeste da Índia. A atitude foi um protesto pelos direitos das mulheres e tem gerado conflitos na região.

O local é considerado sagrado pelos conservadores hindus e mulheres em período reprodutivo – entre 10 e 50 anos – eram proibidas de visitar o santuário. De acordo com a crença, a divindade Ayyappa, que é cultuada no templo, poderia ser “tentada” por elas.

No entanto, a Suprema Corte suspendeu no último mês de setembro o banimento da regra, dando a elas o direito de ir ao espaço. A atitude revoltou ativistas religiosos que fizeram uma espécie de cordão de isolamento para impedir o acesso. Desde a decisão, diversas mulheres tentaram e não conseguiram de visitar o local.

Desde a decisão que libera a entrada de mulheres no templo hindu, elas são impedidas por manifestantes conservadores.
Crédito: Reprodução/ O GloboDesde a decisão que libera a entrada de mulheres no templo hindu, elas são impedidas por manifestantes conservadores.

Na madrugada da última terça-feira, 1, a barreira foi desfeita quando as duas mulheres com cerca de 40 anos e acompanhadas por um grupo de policias entraram pela primeira vez no templo. Elas fizeram suas orações à divindade e depois saíram.

Logo após, sacerdotes fecharam o santuário e fizeram rituais de “purificação” para remover a presença das mulheres, o que gerou ainda mais confrontos e manifestações.

1 / 8
1
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
2
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
3
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
4
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
5
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
6
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
7
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
8
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …