Mulheres visitam templo que por crença era banido a elas na Índia

Elas quebraram uma tradição de séculos que proibia a entrada de mulheres em período fértil com a crença de que poderiam tentar a divindade

Por: Redação | Comunicar erro

Duas mulheres romperam uma tradição de séculos ao entrar pela primeira vez no famoso templo hindu de Sabarimala, em Kerala, no sudeste da Índia. A atitude foi um protesto pelos direitos das mulheres e tem gerado conflitos na região.

O local é considerado sagrado pelos conservadores hindus e mulheres em período reprodutivo – entre 10 e 50 anos – eram proibidas de visitar o santuário. De acordo com a crença, a divindade Ayyappa, que é cultuada no templo, poderia ser “tentada” por elas.

No entanto, a Suprema Corte suspendeu no último mês de setembro o banimento da regra, dando a elas o direito de ir ao espaço. A atitude revoltou ativistas religiosos que fizeram uma espécie de cordão de isolamento para impedir o acesso. Desde a decisão, diversas mulheres tentaram e não conseguiram de visitar o local.

Desde a decisão que libera a entrada de mulheres no templo hindu, elas são impedidas por manifestantes conservadores.
Crédito: Reprodução/ O GloboDesde a decisão que libera a entrada de mulheres no templo hindu, elas são impedidas por manifestantes conservadores.

Na madrugada da última terça-feira, 1, a barreira foi desfeita quando as duas mulheres com cerca de 40 anos e acompanhadas por um grupo de policias entraram pela primeira vez no templo. Elas fizeram suas orações à divindade e depois saíram.

Logo após, sacerdotes fecharam o santuário e fizeram rituais de “purificação” para remover a presença das mulheres, o que gerou ainda mais confrontos e manifestações.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
2
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
3
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
4
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
5
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
6
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
7
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …
8
36s
Conheça o Norbert o cãozinho que faz todo mundo sorrir
Ele tem 17 cm e pesa 1,5 kg de pura fofura.