Mulheres visitam templo que por crença era banido a elas na Índia

Elas quebraram uma tradição de séculos que proibia a entrada de mulheres em período fértil com a crença de que poderiam tentar a divindade

Por: Redação | Comunicar erro

Duas mulheres romperam uma tradição de séculos ao entrar pela primeira vez no famoso templo hindu de Sabarimala, em Kerala, no sudeste da Índia. A atitude foi um protesto pelos direitos das mulheres e tem gerado conflitos na região.

O local é considerado sagrado pelos conservadores hindus e mulheres em período reprodutivo – entre 10 e 50 anos – eram proibidas de visitar o santuário. De acordo com a crença, a divindade Ayyappa, que é cultuada no templo, poderia ser “tentada” por elas.

No entanto, a Suprema Corte suspendeu no último mês de setembro o banimento da regra, dando a elas o direito de ir ao espaço. A atitude revoltou ativistas religiosos que fizeram uma espécie de cordão de isolamento para impedir o acesso. Desde a decisão, diversas mulheres tentaram e não conseguiram de visitar o local.

Desde a decisão que libera a entrada de mulheres no templo hindu, elas são impedidas por manifestantes conservadores.
Crédito: Reprodução/ O GloboDesde a decisão que libera a entrada de mulheres no templo hindu, elas são impedidas por manifestantes conservadores.

Na madrugada da última terça-feira, 1, a barreira foi desfeita quando as duas mulheres com cerca de 40 anos e acompanhadas por um grupo de policias entraram pela primeira vez no templo. Elas fizeram suas orações à divindade e depois saíram.

Logo após, sacerdotes fecharam o santuário e fizeram rituais de “purificação” para remover a presença das mulheres, o que gerou ainda mais confrontos e manifestações.

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …