No Pará, município tem 22 mil habitantes e apenas um carro

Segundo o Detran-SP, São Paulo possuí uma frota de 7.550.402 veículos, sendo 5.430.639 automóveis (dados de outubro de 2013). No dia 14 de novembro, a cidade enfrentou 309 km de congestionamento, o maior da história desde 1980 quando a CET passou a monitorar as ruas.

Bici-táxi em Afuá, Pará

Três mil quilômetros ao norte do país, duas cidades vivem realidades completamente diferentes. Os moradores de Chaves e Afuá, na Ilha de Marajó, Pará, não vivem uma rotina com trânsito, acidentes, barulho e poluição. Com 22 mil habitantes, existe apenas um carro registrado em Chaves. Já Afuá, que tem 36,5 mil habitantes, possui apenas três motos circulando.

Os municípios ocupam os últimos lugares no ranking do que mede a proporção de carros por habitantes no Brasil. Os dados são do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Nos municípios só é possível chegar de barco ou avião e o principal veículo de transporte é a bicicleta. Maior parte da população vive na zona rural.

As ruas de Afuá, por exemplo, não suportam carros. Elas tem apenas 3 metros de largura, são suspensas e construídas em madeiras ou concreto – as tradicionais palafitas.

Segundo o ranking do Denatran, São Caetano, no ABC Paulista, é a cidade com maior média de veículos por habitante: para cada 1,6 morador, existe um automóvel licenciado.

Via Mobilize.