Notícia promissora do governo para idosos em vulnerabilidade social

O texto ainda passará pelo crivo, em caráter conclusivo, da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara.

Por Redação

idosos expulsos

Unidades residenciais, de uso gratuito, poderão ser construídas para abrigar idosos em situação de vulnerabilidade social. As habitações vão funcionar como condomínios residenciais e serão construídos por programas sociais.

A proposta, de autoria da deputada Ana Paula Leão (PP-MG), faz parte do Projeto de Lei 384/23, aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, na Câmara dos Deputados

À Agência Câmara de Notícias, Ana Paula afirmou que, diferentemente das unidades de acolhimento institucional (instituições de longa permanência, casas-lares e repúblicas), as unidades residenciais previstas na proposta serão privativas e lotadas em condomínios especializados à pessoa idosa.

O texto ainda passará pelo crivo, em caráter conclusivo, da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara.

Programa habitacional

Outro projeto deve beneficiar a população idosa em vulnerabilidade social!  Tendo voltado com toda a força no novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o  Programa Minha Casa, Minha Vida tem previsão de novidades esse ano. O Ministério das Cidades deve lançar, ainda neste semestre, uma nova versão do programa habitacional batizada de Minha Casa Retrofit, privilegiando um público específico.

A ideia do Minha Casa Retrofit, segundo o Governo Federal, é recuperar edifícios abandonados nas grandes cidades do País, transformando-os em habitações com o chamado “aluguel social”, para grupos de maior vulnerabilidade social, como pessoas idosas. Assim, mais pessoas poderão ser atendidas pelo programa, tendo acesso a moradias dignas.