Novo sistema permite alugar uma bike e deixá-la em qualquer lugar

Iniciativa de “infraestrutura flexível”começa a ganhar espaço nos EUA e pode ser o futuro das redes de bikes compartilhadas

Por: Redação | Comunicar erro

A maioria dos sistemas de compartilhamento de bicicletas funciona  com bases fixas em que você pega uma bicicleta em um posto e a devolve em outro. Mas a empresa norte-americana Social Bicycles propõe algo diferente: deixar a bicicleta em qualquer lugar dentro de uma área designada. Assim, a bike – equipada com GPS e um computador portátil para ser localizada por qualquer smartphone – passa a ser o grande lance dessas redes, e não os bicicletários.

reprodução
As bikes podem circular livremente, mas não podem sair de determinada área. Os operadores conseguem saber quem dá uma volta grande demais e podem multar enviar multas para a pessoa de acordo com a infração.

Segundo a empresa, esse sistema apresenta algumas vantagens significativas. Primeiro, ele seria mais barato – cerca de metade do preço – e, segundo, a infraestrutura seria mais flexível. Enquanto esquemas como o Bike Sampa ou o Bike Rio operam a partir de ​​grandes e imóveis estações, as bicicletas de livre circulação podem usar qualquer poste ou suporte disponível.

Para alugar uma bike da rede é possível reservar com antecedência ou simplesmente encontrar uma na rua. Um aplicativo mostra onde as disponíveis estão localizadas. Para pegá-la é preciso digitar uma senha no teclado que ela carrega na parte de trás, de forma semelhante a um caixa eletrônico de banco.

A empresa ainda garante que as bikes, apesar de estarem “soltas” continuam sob o controle dos operadores, que sabem sempre onde e com quem cada uma está – quem pensar em roubar uma das magrelas dificilmente vai conseguir tirar seu GPS interno. O serviço começou a funcionar nos arredores de Manhattan e agora começa a se espalhar pelos EUA, onde o compartilhamento de bicicletas já avança a passos largos. Será que é uma boa iniciativa para cá?

reprodução
A intenção de poder deixar a bike presa em qualquer lugar poderia deixar o sistema mais barato, além de reduzir seu impacto na paisagem local.

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …