CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Novo sistema permite alugar uma bike e deixá-la em qualquer lugar

Iniciativa de “infraestrutura flexível”começa a ganhar espaço nos EUA e pode ser o futuro das redes de bikes compartilhadas

Por: Redação

A maioria dos sistemas de compartilhamento de bicicletas funciona  com bases fixas em que você pega uma bicicleta em um posto e a devolve em outro. Mas a empresa norte-americana Social Bicycles propõe algo diferente: deixar a bicicleta em qualquer lugar dentro de uma área designada. Assim, a bike – equipada com GPS e um computador portátil para ser localizada por qualquer smartphone – passa a ser o grande lance dessas redes, e não os bicicletários.

reprodução
As bikes podem circular livremente, mas não podem sair de determinada área. Os operadores conseguem saber quem dá uma volta grande demais e podem multar enviar multas para a pessoa de acordo com a infração.

Segundo a empresa, esse sistema apresenta algumas vantagens significativas. Primeiro, ele seria mais barato – cerca de metade do preço – e, segundo, a infraestrutura seria mais flexível. Enquanto esquemas como o Bike Sampa ou o Bike Rio operam a partir de ​​grandes e imóveis estações, as bicicletas de livre circulação podem usar qualquer poste ou suporte disponível.

Para alugar uma bike da rede é possível reservar com antecedência ou simplesmente encontrar uma na rua. Um aplicativo mostra onde as disponíveis estão localizadas. Para pegá-la é preciso digitar uma senha no teclado que ela carrega na parte de trás, de forma semelhante a um caixa eletrônico de banco.

A empresa ainda garante que as bikes, apesar de estarem “soltas” continuam sob o controle dos operadores, que sabem sempre onde e com quem cada uma está – quem pensar em roubar uma das magrelas dificilmente vai conseguir tirar seu GPS interno. O serviço começou a funcionar nos arredores de Manhattan e agora começa a se espalhar pelos EUA, onde o compartilhamento de bicicletas já avança a passos largos. Será que é uma boa iniciativa para cá?

reprodução
A intenção de poder deixar a bike presa em qualquer lugar poderia deixar o sistema mais barato, além de reduzir seu impacto na paisagem local.
1
“Na fila do Sus” retrata luta dos povos indígenas contra o desmonte da Saúde
"Na fila do SUS" é uma websérie em formato original com seis episódios e o seu segundo episódio, que trata …
2
O desmatamento na Amazônia, a boiada e os retrocessos de Salles em meio à pandemia
O Brasil bateu mais um recorde de desmatamento na Amazônia Legal. Entre janeiro e março, foram mais 796 km² de …
3
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
4
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
5
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
6
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
7
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
8
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …