Novo sistema permite alugar uma bike e deixá-la em qualquer lugar

Iniciativa de “infraestrutura flexível”começa a ganhar espaço nos EUA e pode ser o futuro das redes de bikes compartilhadas

Por: Redação | Comunicar erro

A maioria dos sistemas de compartilhamento de bicicletas funciona  com bases fixas em que você pega uma bicicleta em um posto e a devolve em outro. Mas a empresa norte-americana Social Bicycles propõe algo diferente: deixar a bicicleta em qualquer lugar dentro de uma área designada. Assim, a bike – equipada com GPS e um computador portátil para ser localizada por qualquer smartphone – passa a ser o grande lance dessas redes, e não os bicicletários.

reprodução
As bikes podem circular livremente, mas não podem sair de determinada área. Os operadores conseguem saber quem dá uma volta grande demais e podem multar enviar multas para a pessoa de acordo com a infração.

Segundo a empresa, esse sistema apresenta algumas vantagens significativas. Primeiro, ele seria mais barato – cerca de metade do preço – e, segundo, a infraestrutura seria mais flexível. Enquanto esquemas como o Bike Sampa ou o Bike Rio operam a partir de ​​grandes e imóveis estações, as bicicletas de livre circulação podem usar qualquer poste ou suporte disponível.

Para alugar uma bike da rede é possível reservar com antecedência ou simplesmente encontrar uma na rua. Um aplicativo mostra onde as disponíveis estão localizadas. Para pegá-la é preciso digitar uma senha no teclado que ela carrega na parte de trás, de forma semelhante a um caixa eletrônico de banco.

A empresa ainda garante que as bikes, apesar de estarem “soltas” continuam sob o controle dos operadores, que sabem sempre onde e com quem cada uma está – quem pensar em roubar uma das magrelas dificilmente vai conseguir tirar seu GPS interno. O serviço começou a funcionar nos arredores de Manhattan e agora começa a se espalhar pelos EUA, onde o compartilhamento de bicicletas já avança a passos largos. Será que é uma boa iniciativa para cá?

reprodução
A intenção de poder deixar a bike presa em qualquer lugar poderia deixar o sistema mais barato, além de reduzir seu impacto na paisagem local.
1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …