Novo sistema permite alugar uma bike e deixá-la em qualquer lugar

Iniciativa de “infraestrutura flexível”começa a ganhar espaço nos EUA e pode ser o futuro das redes de bikes compartilhadas

Por: Redação Comunicar erro

A maioria dos sistemas de compartilhamento de bicicletas funciona  com bases fixas em que você pega uma bicicleta em um posto e a devolve em outro. Mas a empresa norte-americana Social Bicycles propõe algo diferente: deixar a bicicleta em qualquer lugar dentro de uma área designada. Assim, a bike – equipada com GPS e um computador portátil para ser localizada por qualquer smartphone – passa a ser o grande lance dessas redes, e não os bicicletários.

reprodução
As bikes podem circular livremente, mas não podem sair de determinada área. Os operadores conseguem saber quem dá uma volta grande demais e podem multar enviar multas para a pessoa de acordo com a infração.

Segundo a empresa, esse sistema apresenta algumas vantagens significativas. Primeiro, ele seria mais barato – cerca de metade do preço – e, segundo, a infraestrutura seria mais flexível. Enquanto esquemas como o Bike Sampa ou o Bike Rio operam a partir de ​​grandes e imóveis estações, as bicicletas de livre circulação podem usar qualquer poste ou suporte disponível.

Para alugar uma bike da rede é possível reservar com antecedência ou simplesmente encontrar uma na rua. Um aplicativo mostra onde as disponíveis estão localizadas. Para pegá-la é preciso digitar uma senha no teclado que ela carrega na parte de trás, de forma semelhante a um caixa eletrônico de banco.

A empresa ainda garante que as bikes, apesar de estarem “soltas” continuam sob o controle dos operadores, que sabem sempre onde e com quem cada uma está – quem pensar em roubar uma das magrelas dificilmente vai conseguir tirar seu GPS interno. O serviço começou a funcionar nos arredores de Manhattan e agora começa a se espalhar pelos EUA, onde o compartilhamento de bicicletas já avança a passos largos. Será que é uma boa iniciativa para cá?

reprodução
A intenção de poder deixar a bike presa em qualquer lugar poderia deixar o sistema mais barato, além de reduzir seu impacto na paisagem local.
1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …