O que se salvou e o que se perdeu após o incêndio em Notre Dame

O mundo acompanhou chocado parte da história da humanidade desaparecer em meio às chamas. 

Por: Redação | Comunicar erro

Veja um balanço do que foi perdido e o que foi salvo até o momento, depois do incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, por mais de 9 horas na noite de segunda-feira,15, e madrugada de terça-feira, 16. O mundo acompanhou chocado parte da história da humanidade desaparecer em meio às chamas. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Crédito: Reprodução/TwitterO mundo acompanhou chocado parte da história da humanidade desaparecer em meio às chamas.

Perdas arquitetônicas e de acervo em Notre-Dame:

O Pináculo

A torre de 45 metros de altura que ficava no centro da catedral caiu depois de apenas uma hora de incêndio. Segundo o ministro de Cultura da França, Franck Riester, tudo indica que o fogo começou ali, onde as obras de restauro começaram recentemente. O pináculo da igreja já foi destruído várias vezes ao longo da história. O que veio abaixo ontem datava de 1859 e foi desenhado pelo arquiteto Eugène Viollet le Duc

O cruzeiro e o transepto norte

Era um espaço contíguo ao pináculo. Segundo o ministro ainda há uma “inquietude” sobre a abóboda do prédio, que recebeu muita água dos bombeiros durante o processo de rescaldo.

Relíquias

Três relíquias foram perdidas no incêndio do pináculo: o que se considera um dos 70 espinhos da Coroa de Cristo e outras duas relíquias de São Dionísio e Santa Genoveva.

A cobertura

O teto da catedral, todo feito em madeira de carvalho, perdeu dois terços de seu volume, que equivale a 1 mil metros quadrados.

As rosetas

Três rosetas que representam as flores do paraíso, construídas no século 13, foram afetadas, mas os danos não são catastróficos, segundo o ministro.

O que foi possível salvar em Notre-Dame:

Estátuas

As estátuas de 12 apóstolos e quatro evangelistas que circundavam o pináculo foram retiradas de lá na semana passada para restauração.

Órgão

O maior dos três órgãos da igreja, com cinco teclados e 8 mil tubos ficou intacto. Ele fica na entrada da catedral, menos afetada pelas chamas.

As torres frontais e a fachada

Joias da arquitetura gótica, as torres norte e sul datam de 1220 e 1230 e na fachada está esculpido trechos do Evangelho de São Mateus

As relíquias de Notre-Dame

Ainda quando as chamas ardiam, os bombeiros correram para salvar os principais tesouros da catedral. Entre eles estão a túnica do rei São Luis, do século 13, e o que se julga ser a coroa de espinhos, um cravo que crucificou Jesus e um pedaço da cruz.

Quadros Mays

São 50 pinturas que foram doadas pelos artesão de Paris em homenagem à Virgem Maria entre 1630 e 1707.

1 / 8
1
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
2
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
3
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
4
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
5
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …
6
02:10
Danilo Gentili faz a mais impactante piada sobre Eduardo Bolsonaro
Foi o ataque mais devastador à Jair Bolsonaro. Não apenas porque suas piadas sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro viralizaram …
7
02:59
É exagero comparar Joel Santana com Eduardo Bolsonaro?
Você pode achar que o título desse vídeo é exagerado. Afinal, poucas coisas podem ser piores do que o inglês …
8
03:49
Curiosidades sobre os 50 anos da chegada do homem à lua
Há exatos 50 anos um grupo de astronautas americanos pousava na lua pela primeira vez. O momento foi um dos …