Oficina de ‘desprincesamento’ chega à região de São Paulo

Depois da polêmica abertura da Escola de Princesas em São Paulo – clique aqui para entender o caso – , um grupo de mulheres se reuniu para oferecer um curso de “desprincesamento” em São Paulo. A iniciativa começou no Chile, em Iquique, onde foi realizada a primeira vivência desse tipo, e tem como princípio oferecer às meninas uma infância livre de rótulos. A atividade será realizada nos dias 4, 10 e 11 de dezembro, em São Caetano do Sul, região do ABC Paulista. Para saber mais, clique aqui.

Os três encontros vão abordar o que é ser menina hoje, auto-imagem, “o amor romântico”, a imagem que a publicidade faz das meninas, entre diversos outros temas, além de um módulo de autodefesa com uma especialista no tema. Veja a programação completa no evento do Facebook.

Indicada para meninas de 9 a 15 anos, a atividade tem a proposta de oferecer perspectivas históricas e sociais de como foi socialmente construída a imagem da mulher.

Por uma infância livre de rótulos, oficina de "desprincesamento" aposta no empoderamento infantil.
Por uma infância livre de rótulos, oficina de “desprincesamento” aposta no empoderamento infantil.

Os conteúdos terão como base teórica a Filosofia da Libertação e as propostas de relacionamento apresentadas pela Escola da Vida, do escritor francês Alain de Botton. O valor dos três encontros é de R$ 70 e incluem material de estudo e coffee breaks.

“Por que não mostrar às meninas que brincar na terra é ótimo, que elas podem se identificar com outros papéis além daquela moça magra, geralmente branca, com um vestido meio apertado e salto alto?”, explica a jornalista Mariana Desimone, co-organizadora da oficina.

“Se queremos que nossas filhas sejam tudo o que elas podem ser é fundamental inculcar nelas mesmas, desde cedo, a importância da auto-confiança, de que a opinião delas importa, e que elas são únicas, preciosas e digas do mesmo respeito que seus amigos meninos.”

Para 2017, a meta é ampliar as oficinas e oferecer formatos diferentes, como capacitações em escolas, palestras para pais e mães e também uma oficina para meninos que buscam uma desconstrução desse modelo atual.

Inscrições: desprincesamentobrasil@gmail.com

Leia mais:

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …