Oficina de ‘desprincesamento’ chega à região de São Paulo

Por: Renata Penzani Comunicar erro

Depois da polêmica abertura da Escola de Princesas em São Paulo – clique aqui para entender o caso – , um grupo de mulheres se reuniu para oferecer um curso de “desprincesamento” em São Paulo. A iniciativa começou no Chile, em Iquique, onde foi realizada a primeira vivência desse tipo, e tem como princípio oferecer às meninas uma infância livre de rótulos. A atividade será realizada nos dias 4, 10 e 11 de dezembro, em São Caetano do Sul, região do ABC Paulista. Para saber mais, clique aqui.

Os três encontros vão abordar o que é ser menina hoje, auto-imagem, “o amor romântico”, a imagem que a publicidade faz das meninas, entre diversos outros temas, além de um módulo de autodefesa com uma especialista no tema. Veja a programação completa no evento do Facebook.

Indicada para meninas de 9 a 15 anos, a atividade tem a proposta de oferecer perspectivas históricas e sociais de como foi socialmente construída a imagem da mulher.

Por uma infância livre de rótulos, oficina de "desprincesamento" aposta no empoderamento infantil.
Por uma infância livre de rótulos, oficina de “desprincesamento” aposta no empoderamento infantil.

Os conteúdos terão como base teórica a Filosofia da Libertação e as propostas de relacionamento apresentadas pela Escola da Vida, do escritor francês Alain de Botton. O valor dos três encontros é de R$ 70 e incluem material de estudo e coffee breaks.

“Por que não mostrar às meninas que brincar na terra é ótimo, que elas podem se identificar com outros papéis além daquela moça magra, geralmente branca, com um vestido meio apertado e salto alto?”, explica a jornalista Mariana Desimone, co-organizadora da oficina.

“Se queremos que nossas filhas sejam tudo o que elas podem ser é fundamental inculcar nelas mesmas, desde cedo, a importância da auto-confiança, de que a opinião delas importa, e que elas são únicas, preciosas e digas do mesmo respeito que seus amigos meninos.”

Para 2017, a meta é ampliar as oficinas e oferecer formatos diferentes, como capacitações em escolas, palestras para pais e mães e também uma oficina para meninos que buscam uma desconstrução desse modelo atual.

Inscrições: desprincesamentobrasil@gmail.com

Leia mais:

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …