Oficina de ‘desprincesamento’ chega à região de São Paulo

Depois da polêmica abertura da Escola de Princesas em São Paulo – clique aqui para entender o caso – , um grupo de mulheres se reuniu para oferecer um curso de “desprincesamento” em São Paulo. A iniciativa começou no Chile, em Iquique, onde foi realizada a primeira vivência desse tipo, e tem como princípio oferecer às meninas uma infância livre de rótulos. A atividade será realizada nos dias 4, 10 e 11 de dezembro, em São Caetano do Sul, região do ABC Paulista. Para saber mais, clique aqui.

Os três encontros vão abordar o que é ser menina hoje, auto-imagem, “o amor romântico”, a imagem que a publicidade faz das meninas, entre diversos outros temas, além de um módulo de autodefesa com uma especialista no tema. Veja a programação completa no evento do Facebook.

Indicada para meninas de 9 a 15 anos, a atividade tem a proposta de oferecer perspectivas históricas e sociais de como foi socialmente construída a imagem da mulher.

Por uma infância livre de rótulos, oficina de "desprincesamento" aposta no empoderamento infantil.
Por uma infância livre de rótulos, oficina de “desprincesamento” aposta no empoderamento infantil.

Os conteúdos terão como base teórica a Filosofia da Libertação e as propostas de relacionamento apresentadas pela Escola da Vida, do escritor francês Alain de Botton. O valor dos três encontros é de R$ 70 e incluem material de estudo e coffee breaks.

“Por que não mostrar às meninas que brincar na terra é ótimo, que elas podem se identificar com outros papéis além daquela moça magra, geralmente branca, com um vestido meio apertado e salto alto?”, explica a jornalista Mariana Desimone, co-organizadora da oficina.

“Se queremos que nossas filhas sejam tudo o que elas podem ser é fundamental inculcar nelas mesmas, desde cedo, a importância da auto-confiança, de que a opinião delas importa, e que elas são únicas, preciosas e digas do mesmo respeito que seus amigos meninos.”

Para 2017, a meta é ampliar as oficinas e oferecer formatos diferentes, como capacitações em escolas, palestras para pais e mães e também uma oficina para meninos que buscam uma desconstrução desse modelo atual.

Inscrições: desprincesamentobrasil@gmail.com

Leia mais:

1 / 8
1
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
2
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
3
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
4
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
5
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …
6
02:10
Danilo Gentili faz a mais impactante piada sobre Eduardo Bolsonaro
Foi o ataque mais devastador à Jair Bolsonaro. Não apenas porque suas piadas sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro viralizaram …
7
02:59
É exagero comparar Joel Santana com Eduardo Bolsonaro?
Você pode achar que o título desse vídeo é exagerado. Afinal, poucas coisas podem ser piores do que o inglês …
8
03:49
Curiosidades sobre os 50 anos da chegada do homem à lua
Há exatos 50 anos um grupo de astronautas americanos pousava na lua pela primeira vez. O momento foi um dos …