Passageiros do Uber denunciam “golpe do vômito”

Por: Redação | Comunicar erro
GoodLifeStudio /istock
Crédito: Getty ImagesGolpe é frequente nos EUA

Usuários do Uber têm denunciado uma prática nada ética utilizada por motoristas para forçarem o cancelamento de corridas não muito lucrativas. De acordo com o jornal online El Nuevo Herald, o chamado “golpe do vômito” tem acontecido em vários países.

O truque consiste em informar ao Uber que o passageiro vomitou durante a corrida, dessa forma, o motorista ganha uma taxa adicional pelo dano ao carro.

Após o final da corrida, o passageiro recebe uma notificação informando a cobrança extra que, nos EUA, pode variar entre $80 a $150.

De acordo com as políticas do Uber, a taxa de limpeza pode variar dependendo da sujeira. Isso pode acontecer, caso o passageiro vomite, derrube bebida no banco ou urine, por exemplo.  A empresa argumenta que essa taxa compensa o tempo e o dinheiro que os motoristas perdem para limpar seus veículos.

A única maneira do passageiro entrar em contato com o Uber pelo app é através do link “Ajuda” ou “Help” no aplicativo ou no site. A primeira resposta que ele recebe diz seguinte:

“Eu entendo que pode ser desconcertante para você receber ajustes de taxa após o término da sua viagem. […] Neste caso, seu motorista nos escreveu para nos avisar que durante sua viagem ocorreu um incidente dentro do veículo e, portanto, foi cobrada uma taxa de limpeza de US $ 150”.

comunicado do uber
Crédito: reprodução/El Nuevo HeraldResposta automática do aplicativo

Ao jornal, a empresa informou que está investigando os relatórios em que a fraude pode ser detectada e que tomará as medidas apropriadas nessas contas.

Até agora não há registro desse golpe no Brasil, mas caso isso aconteça com você, envie um e-mail para a empresa explicando que nenhum incidente aconteceu e aguarde a empresa concordar com o reembolso.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …