Passageiros do Uber denunciam “golpe do vômito”

Por: Redação | Comunicar erro
GoodLifeStudio /istock
Crédito: Getty ImagesGolpe é frequente nos EUA

Usuários do Uber têm denunciado uma prática nada ética utilizada por motoristas para forçarem o cancelamento de corridas não muito lucrativas. De acordo com o jornal online El Nuevo Herald, o chamado “golpe do vômito” tem acontecido em vários países.

O truque consiste em informar ao Uber que o passageiro vomitou durante a corrida, dessa forma, o motorista ganha uma taxa adicional pelo dano ao carro.

Após o final da corrida, o passageiro recebe uma notificação informando a cobrança extra que, nos EUA, pode variar entre $80 a $150.

De acordo com as políticas do Uber, a taxa de limpeza pode variar dependendo da sujeira. Isso pode acontecer, caso o passageiro vomite, derrube bebida no banco ou urine, por exemplo.  A empresa argumenta que essa taxa compensa o tempo e o dinheiro que os motoristas perdem para limpar seus veículos.

A única maneira do passageiro entrar em contato com o Uber pelo app é através do link “Ajuda” ou “Help” no aplicativo ou no site. A primeira resposta que ele recebe diz seguinte:

“Eu entendo que pode ser desconcertante para você receber ajustes de taxa após o término da sua viagem. […] Neste caso, seu motorista nos escreveu para nos avisar que durante sua viagem ocorreu um incidente dentro do veículo e, portanto, foi cobrada uma taxa de limpeza de US $ 150”.

comunicado do uber
Crédito: reprodução/El Nuevo HeraldResposta automática do aplicativo

Ao jornal, a empresa informou que está investigando os relatórios em que a fraude pode ser detectada e que tomará as medidas apropriadas nessas contas.

Até agora não há registro desse golpe no Brasil, mas caso isso aconteça com você, envie um e-mail para a empresa explicando que nenhum incidente aconteceu e aguarde a empresa concordar com o reembolso.

Compartilhe:

1 / 8
1
00s
Quem foi Chico Mendes?
Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em uma família de seringueiros, ofício que herdou de seu pai. Ao longo …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …