Paulo Guedes sobre Brigitte Macron: ‘É feia mesmo’

Ministro da economia reiterou declaração machista relacionada a Bolsonaro

Quando a gente achou que a polêmica em torno da declaração de Jair Bolsonaro (PSL) sobre Brigitte Macron já havia acabado, surge Paulo Guedes para dar uma piorada em tudo. O ministro da economia afirmou, nesta quinta-feira, 5, em Fortaleza, Ceará (CE), que a primeira-dama da França “é feia mesmo”.

Paulo Guedes, ministro da economia no Brasil, chamou Brigitte Macron de feia
Créditos: Reprodução/Agência Brasil e Instagram
Paulo Guedes, ministro da economia no Brasil, chamou Brigitte Macron de feia

Em uma palestra para convidados no evento “A Nova Economia do Brasil – o impacto para a região Nordeste”, o político disse acreditar que governo de Bolsonaro progrediu em setores diversos e citou episódio em que o presidente falou sobre a esposa de Emmanuel Macron.

Macron critica Bolsonaro após comentário machista sobre sua esposa

“Eu tô vendo o progresso em várias frentes, mas nada disso… é… tudo isso é assim… a preocupação é assim: xingaram a [Michele] Bachelet, xingaram a mulher do Macron , chamaram a mulher de feia. Macron falou que tão botando fogo na floresta brasileira e o presidente devolveu: ‘que a mulher dele é feia, por isso ele tá falando isso’. Tudo bem, é divertido, não tem problema nenhum. É tudo normal e é tudo verdade. Presidente falou mesmo, e é verdade mesmo, a mulher é feia mesmo [sorri, e a plateia ri e aplaude] . Não existe mulher feia, existe mulher observada do ângulo errado”, declarou.

De acordo com o “G1”, a embaixada da França em Brasília informou que não vai se manifestar sobre a declaração do ministro.

Ainda segundo a publicação, após o evento, Guedes foi questionado por jornalistas a respeito da afirmação sobre a esposa de Macron, quando respondeu: “Chamar a primeira dama de feia? Não sei do que você tá falando […] O que eu tenho a ver com a opinião a respeito da primeira dama francesa? Você viu a gente brincando, falando que o presidente é uma pessoa com bons princípios, e às vezes, na forma de falar, ele extrapola, brinca…”.

Guedes argumentou, ainda, que as críticas deveriam ser feitas à declaração de Macron sobre fazer uma intervenção internacional na Amazônia: “Vocês deviam estar criticando isso, o Macron tá querendo fazer uma intervenção porque chamaram a mulher dele de feia, olha só que coisa horrível. Quer dizer que se alguém chamar sua mulher de feia você pode fazer uma intervenção internacional? Em quem chamou a mulher de feia? Você devia criticar isso. Você apoia uma intervenção internacional no Brasil, na Amazônia?”, completou.

No dia 24 de agosto, Bolsonaro fez um comentário em uma postagem de um seguidor, que comparou Michelle Bolsonaro a Brigitte Macron: “Entende agora porque Macron persegue Bolsonaro?”. O seguidor ainda acrescentou “é inveja presidente do Macron pode crê (sic)”.

O presidente, então, respondeu ao comentário dizendo: “Não humilha, cara. kkkkk”. Após repercussão negativa dos comentários machistas, o presidente apagou o comentário.