Porque reduzir Lewis Hamilton a ‘amigo de Neymar’ é machismo

A polêmica começou após publicação da revista Toda Teen

A abordagem da imprensa sobre um possível affair entre Bruna Marquezine e o inglês piloto da Fórmula 1, Lewis Hamilton depois que ele passou a seguir a atriz no Instagram e curtir suas fotos, traz à tona como singelos discursos podem estar repletos de machismo embutido.

O Twitter da revista TodaTeen publicou que a atriz teria um affair com o piloto, o chamando de “amigo de Neymar”, o ex-namorado de Bruna.

machismo permeia especulação da imprensa sobre possível affair entre Bruna Marquezine e Lewis Hamilton
Créditos: Reprodução/Instagram
machismo permeia especulação da imprensa sobre possível affair entre Bruna Marquezine e Lewis Hamilton

E o que isso tem de machismo? Bom, o tal amigo se trata de um piloto pentacampeão de Fórmula 1, seria no mínimo inusitado reduzi-lo a “amigo de Neymar”, se isso também não fosse machista.

Mas por que é machista?

Bruna está solteira, ela fica ou não fica com quem ela quiser, associar um nome com tanto reconhecimento, como o de Hamilton, a relação que ele tem com Neymar, serve exclusivamente para gerar o questionamento se a atriz estaria errada de ter um affair com o amigo do ex.

10 MOTIVOS PARA LUTAR CONTRO O MACHISMO

Ainda que Bruna estivesse tendo um affair com um amigo anônimo de Neymar, essa é uma questão irrelevante.

Faz seis meses que a atriz e o jogador de futebol terminaram o relacionamento e se fizesse apenas um dia, Bruna estaria livre igualmente para se relacionar com quem ela quiser, inclusive amigos do ex.

Títulos como este, usado pela revista, faz um desserviço à sociedade. Seres humanos não são posse uns dos outros. A imprensa pode reafirmar o conservadorismo que prega ser “errado” se relacionar com alguém próximo do ex, mas ela também pode pregar que a partir do momento que relacionamentos são rompidos, acabados eles estão e cada um faz o que quer a partir de então.

Direitos individuais

É claro que alguma das partes tem o direito de se sentir incomodado com a situação, mas isso não torna o outro errado, e nem dá o direito de um cobrar o outro sobre o que este passa a fazer da própria vida.

Às vezes a vontade de uma pessoa ficar com outra não diz respeito a nós, e precisamos saber lidar com isso.

Neymar ficou com Anitta em um camarote do Carnaval no Rio de Janeiro, onde Bruna estava presente e ninguém noticiou como se ele tivesse ficado com uma amiga de Bruna, outro ponto a ser considerado sobre o machismo envolvendo a história.

A jovem negou o possível romance com Lewis Hamilton, se mostrou surpresa com a notícia e ironizou a publicação, nesta quarta-feira, 24.  Internautas criticaram a publicação por chamar Lewis Hamilton de ‘amigo de Neymar’, veja: