Prêmio Cidadão SP homenageia Marcelo Rosenbaum, em Design

Cerimonial do mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista será realizado na Biblioteca Mário de Andrade e terá show gratuito

Por: Redação | Comunicar erro

O designer Marcelo Rosenbaum será o homenageado pelo Prêmio Cidadão SP, na categoria Design, pelo trabalho que desenvolve com comunidades.

O prêmio é o mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista, com repercussões em todo o Brasil. Promovido pelo ReciproCidade, o projeto é conduzido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com o fator Talento – uma parceria da Catraca Livre com o Banco Fator.

Neste ano, também serão homenageados a agência Africa, o músico Marcelo Bratke, a Orquestra Moderna, o site Quebrando o Tabu, a educadora Tabata Amaral e a casa de shows Tupi or Not Tupi.

Artesanato valorizado

Rosenbaum criou o projeto A Gente Transforma. O objetivo dessa iniciativa é fazer incursões em comunidades do Brasil para ressignificar elementos da cultura desses povos sob o olhar do design.

Um dos locais em que o designer e sua equipe atuaram foi Várzea Queimada, um povoado no sertão do Piauí. Em 2012, eles mergulharam no cotidiano local para transformar seu artesanato em produto.

Valorizado, o trabalho dessa comunidade ganhou novo alcance. A visibilidade foi convertida em benefícios para os orçamentos das famílias da região.

O projeto A Gente Transforma é um dos que levaram Marcelo Rosenbaum a ser reconhecido pelo Prêmio Cidadão SP
Crédito: Reprodução/rosenbaum.com.brO projeto A Gente Transforma é um dos que levaram Marcelo Rosenbaum a ser reconhecido pelo Prêmio Cidadão SP

A metodologia empregada no projeto A Gente Transforma passou a ser ministrada em curso, em 2016, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Moradia sustentável

O ano de 2018 também foi muito especial para o designer Marcelo Rosenbaum. Com o apoio da Fundação Bradesco, ele, juntamente com o grupo Aleph Zero, desenvolveu um projeto de moradia sustentável para alunos de uma escola rural na Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia (TO).

Ao criar ali espaços que privilegiam a cultura e as matérias-primas locais, o projeto venceu o Prêmio Internacional Riba 2018. A competição acontece no Reino Unido a cada dois anos.

A moradia estudantil sustentável abriga alunos de uma escola rural do Tocantins
Crédito: Divulgação/Leonardo FinottiA moradia estudantil sustentável abriga alunos de uma escola rural do Tocantins

Vencedores 2018

A lista dos homenageados do Prêmio Cidadão SP foi divulgada no dia em que se comemoraram os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Saiba mais nesta reportagem.

Alguns nomes  já foram condecorados pelo prêmio: o maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, e Roberto Kikawa, do Projeto Cies.

Biblioteca Mário de Andrade

O Prêmio Cidadão SP é celebrado sempre de uma forma diferente, mas simbólica. Neste ano, por exemplo, a cerimônia acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, em um dos pontos mais icônicos da capital: a Biblioteca Mário de Andrade.

Segunda maior do país e marco da arquitetura moderna na capital, a biblioteca, que também abre aos domingos e feriados, promove iniciativas culturais relacionadas a clubes de leitura, teatro, encontros, música e palestras.

A cerimônia contará com a apresentação de Marcelo Bratke, um dos maiores pianistas brasileiros, que fará show gratuito com a Camerata Brasil.

O designer Marcelo Rosenbaum, homenageado pelo Prêmio Cidadão SP
Crédito: Reprodução/Facebook/@marcelorosenbaumO designer Marcelo Rosenbaum, homenageado pelo Prêmio Cidadão SP

Leia também:  Prêmio Cidadão SP homenageia músico Marcelo Bratke, em Educação

Compartilhe:

1 / 8
1
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
2
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
3
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
4
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
5
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
6
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
7
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
8
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …