Últimas notícias:

Loading...

Presidente da Embratur posta vídeo de Bolsonaro no ‘meme do caixão’

O 'meme do caixão' ficou famoso em meio à pandemia. O post pode ter sido uma crítica, como se Bolsonaro estivesse dançando nos caixões das vítimas

Por: Redação

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, publicou um vídeo, em seu Instagram, na função stories, neste domingo,12, em que o rosto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em uma montagem, conhecida na internet como ‘meme do caixão’.

bolsonaro meme caixão
Crédito: Reprodução/OGloboPresidente da Embratur posta vídeo de Bolsonaro no ‘meme do caxão’

A montagem, conhecida como meme do caixão, mostra primeiro uma situação de ‘vida ou morte’, que é cortada na que a tragédia iria acontecer para um vídeo de um grupo de homens dançando e fazendo malabarismos com um caixão, enquanto seus passos e movimentos estão sincronizados com uma música eletrônica.

O vídeo foi publicado em meio as críticas e ao boicote de Bolsonaro as medidas defendidas pelo Ministério da Saúde e governadores de distanciamento social para combater o avanço do novo coronavírus.

No sentido da sátira usada na web, o vídeo seria uma crítica a Bolsonaro, como se ele estivesse rindo e dançando sobre as mortes causadas pela covid-19.

Mas a história real da pratica que virou meme é bem diferente da piada na internet.

A origem do meme

Apesar de ser usado como uma brincadeira na web, a dança nos funerais são uma importante tradição em Gana, país da África. Segundo uma reportagem de 2017 da BBC, esses profissionais se especializaram em fazer performances.

Pela tradição, a dança é uma homenagem alegre para a pessoa que faleceu. “Decidi dar à minha mãe uma viagem dançante até seu criador”, afirmou Elizabeth Annan, que contratou o serviço, à BBC.