Saiba como descartar corretamente os mais diversos resíduos

O que fazer com móveis antigos ou aparelhos eletrônicos que você não vai mais aproveitar? Confira as dicas

Por: Casa.com.br
ecoponto
Crédito: Divulgação/Casa.com.brCertos itens devem ser descartados corretamente para evitar problemas ambientais

É verdade que lidar com o lixo e os resíduos, às vezes, pode ser uma grande dor de cabeça. Seja após uma reforma ou mesmo uma mudança, sempre sobram materiais que as pessoas só querem que, magicamente, desapareça. É importante, no entanto, tomar cuidado: afinal, certos itens devem ser descartados corretamente para evitar problemas ambientais e até mesmo multas.

A repórter Yara Guerra, da Casa.com.br, separou algumas dicas de descarte para você que deseja se desfazer destes resíduos sem nenhum peso na consciência.

Confira abaixo!

Entulho de obra

Uma das possibilidades de descarte é junto com a coleta domiciliar. No entanto, é preciso ter cuidado. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, é proibido o depósito de entulho, terra e resíduos de qualquer natureza, em volume superior a 50 quilos, em vias, passeios, canteiros, jardins, áreas e logradouros públicos.  Exceder esse limite gera multa.

O valor da infração pode chegar a mais de R$ 15 mil, podendo o valor dobrar em caso de reincidência. Também há empresas privadas que realizam a coleta. Um dos exemplos é a startup Biothanks, que desenvolveu um aplicativo para conectar coletores e pessoas que têm algum material para descartar. Popularmente conhecido como “Uber dos resíduos”, o app permite aos usuários chamar transportadores (motorizados ou não) para recolher resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento.

Para usar o aplicativo, o usuário informa o endereço e escolhe o que deve ser recolhido, escolhe também o tamanho do carro, efetua o pagamento online e aguarda a localização do veículo, que acontece em até 15 minutos, depois é só esperar a sua chegada ao local de coleta.

Móveis

Em São Paulo, além da própria Biothanks, que tem neste segmento um de seus maiores nichos de mercado, é possível fazer o descarte por meio do Cata-Bagulho. A iniciativa tem como objetivo evitar que móveis, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metais sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios – pois, além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular é considerado crime ambiental, sujeito a multa de R$ 18 mil em caso de flagrante.

Para usar o serviço, os interessados devem consultar os dias e horários de retiradas no site da Prefeitura. O órgão pede que os moradores coloquem os objetos em suas calçadas com uma hora de antecedência. Além disso, há a possibilidade de recorrer aos Ecopontos da cidade. No entanto, para quem não tem tempo de esperar a coleta e não consegue levar os materiais aos Ecopontos, é possível contratar empresas privadas que fazem esse trabalho.

Confira como descartar os outros tipos de resíduos aqui.

Em parceria com a Catraca Livre, a Casa.com.br vai publicar conteúdos sobre urbanidade, sustentabilidade, arquitetura, faça você mesmo, dicas para sua casa e decoração. Confira tudo neste link. 

1
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
2
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
3
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …
4
A indústria da morte nas estradas federais
Meses após a desativação dos radares móveis nas estradas federais do país, dados revelam um aumento nos casos de acidentes …
5
Governo Bolsonaro usa AI-5 como instrumento de ameaça?
Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas para não se assustarem …
6
Bolsonaro e Witzel usam o Flamengo como palanque político?
Não é de hoje que o futebol é usado como palanque político no Brasil. A paixão nacional foi utilizada pelos …
7
Os sinais de um relacionamento abusivo
Identificar os sinais de um relacionamento abusivo e violento nem sempre é fácil. O controle é mascarado pela preocupação e …
8
Brasil pedirá ajudar internacional para controlar crise na Amazônia
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou que o Brasil deve participar da Conferência do Clima da ONU (COP-25), …