Skatistas se unem para revitalizar praça e pista de skate

Skate, suor e cimento -frequentadores da Praça Palmares botaram a mão na massa

Por: Redação Comunicar erro

No estilo faça você mesmo, frequentadores da Praça Palmares, em Santos, resolveram se unir e construir com os próprios recursos um obstáculo novo para a pista. A iniciativa surgiu após inúmeros pedidos de reformas recusados pela prefeitura.
Segundo o skatista local André Alberola, um dos principais problemas da pista  foi a falta de comunicação entre os engenheiros e arquitetos, que efetuaram as antigas reformas, com os praticantes do esporte. “É preciso acompanhamento dos skatistas, para utilizar o material correto e dispor os obstáculos”, lembrou.
Para Alberola, a pior reforma aconteceu há cinco anos, quando também por falta de acompanhamento,  o piso foi trocado por concreto sem os vergalhões, que não consegue absolver todo o impacto do skate. Resultado: o piso ficou desnivelado e cheio de buracos, tornando a prática perigosa.

Diego Villamarin
Revitalização da praça foi iniciativa dos próprios frequentadores

No final de 2012, depois de pedidos de reforma recusados, o grupo resolveu se reunir para fazer uma obra que modernizaria o espaço e animaria os praticantes. “Sabíamos que era ilegal, foi um ato de desespero”, comentou Alberola. ” Queríamos mostrar para a prefeitura que a Praça Palmares tem vida. Que existem pessoas que querem fazer as coisas acontecerem por ali”, explicou o skatista.

No total, a obra demorou três meses para ser finalizada. Cerca de 50 pessoas colaboraram e o grupo conseguiu arrecadar cerca de R$ 900 reais, além de doações de material. A reforma ainda foi acompanhada por um praticante de skate que também é mestre de obras.

DIego Villamarin
O skatista profissional Akira Shiroma manobrando no obstáculo novo

Em janeiro de 2013, na troca da gestão da prefeitura, a obra quase foi demolida por falta de autorização. O grupo procurou o vereador Carabina, que conseguiu uma reunião com o atual Secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto Tavares Russo. A prefeitura enviou um engenheiro para a analisar o local e, ao verificar que estava sendo realizada de maneira correta, concedeu autorização para continuidade da obra.

Os frequentadores ainda pintaram a pista e organizaram uma Jam Session para inaugurar o novo obstáculo, que teve premiação em acessórios de skate para as melhores manobras.

Diego Villamarin
André Alberola e a mulecada local durante a inauguração do obstáculo

A obra foi concluída, mas Alberola lembra que a Praça Palmares ainda apresenta problemas para a prática do skate. “O chão continua do mesmo jeito, impraticável e perigoso”, comentou.

Sobre a Praça Palmares

A pista fica localizada no bairro do Macuco, em Santos, próxima do canal 4. O local é um dos mais tradicionais para a prática do esporte na baixada santista, sendo criado no início dos anos 90. Berço de talentos,  a praça também é uma das poucas opções de lazer para os jovens do bairro, que praticamente todos os dias lotam o local para a prática de esportes radicais.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …