IR: Tenho que declarar trabalho com aplicativos nas horas vagas?

A resposta é sim! Saiba detalhes;

Este é o último mês para contribuintes fazerem a declaração do Imposto de Renda e chegando na reta final, muita gente se pergunta se precisa declarar trabalho com aplicativos nas horas vagas. Para saber, acompanhe abaixo:

IR: Tenho que declarar trabalho com aplicativos nas horas vagas?
Créditos: Agência Brasil/Thomaz Silva
IR: Tenho que declarar trabalho com aplicativos nas horas vagas?

Muita gente está exercendo, como atividade principal ou secundária, um trabalho como motorista por meio de plataformas digitais, os chamados aplicativos de mobilidade. O leitor Alex Ramaldes tem dúvidas de como declarar os ganhos. “Na hora de declarar, como eu trabalho nas horas vagas com aplicativo, sou obrigado a declarar isso ao Fisco?”, indaga.

A resposta é sim. Se a pessoa está obrigada a declarar o Imposto de Renda  e recebeu os valores como Pessoa Física, ela precisa prestar contas dos ganhos como motorista de aplicativos.

O uso do carnê-leão ajuda na hora de declarar estes ganhos. Mensalmente, o contribuinte pode declarar os ganhos com aplicativos de mobilidade no carnê-leão para, na hora de declarar, exportar estes dados para o programa do Imposto de Renda, que fará o ajuste e verificará se o contribuinte tem imposto a pagar ou a restituir.

O professor de Ciências Contábeis Deyspson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal alerta, inclusive, que a não declaração pode implicar em problemas para o contribuinte: “A Receita Federal recebe antecipadamente as informações fornecidas pelas fontes pagadoras e informações sobre os pagamentos efetuados pelos contribuintes pessoas físicas a outras pessoas físicas. Portanto, quem recebe renda extra, seja qual for a fonte, deverá informá-la na sua declaração de ajuste anual sob pena da declaração ficar retida em malha fiscal”.

Mais dicas sobre a declaração do IR

Com Informações da Agência Brasil.