Teve a conta digital bloqueada pela Caixa? Veja como regularizar
Trabalhadores que tiveram a conta suspensa terão que ir até a uma agência bancária para regularizar a situação
A Caixa Econômica Federal bloqueou na terça-feira, 21, ‘centenas de milhares’ de contas da poupança digital –usadas para o recebimento do auxílio emergencial– por suspeita de fraudes.
Os usuários do aplicativo Caixa Tem, usado para movimentar a conta da poupança digital, que tiveram as contas bloqueadas devem procurar uma da agência bancária da Caixa com um documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) para regularizar a situação.
Lembrando que as agências bancárias estão funcionando em horário reduzido (10h às 14h) por conta da pandemia do novo coronavírus.
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O bloqueio ocorre justamente na semana em que a Caixa começou a pagar a quarta parcela do auxílio emergencial (veja calendário aqui).
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Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, foram bloqueados cerca de 5% do total de beneficiários aprovados para receber o auxílio emergencial de R$ 600 ou R$ 1.200.
Em entrevista ao portal InfoMoney, Pedro Guimarães disse que a origem de fraude se deu no início dos cadastramentos do auxílio emergencial. De acordo com ele, como muitas pessoas não possuíam celular, o banco permitiu que um celular abrisse mais de uma conta, o que foi o “cerne da fraude”.
Em nota, a Caixa diz que o “aplicativo Caixa Tem possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro” e que é “baixo o percentual de fraudes”.
A Caia também recomenda aos usuários utilizarem apenas os aplicativos oficiais do banco e jamais compartilhar informações pessoais”.