Teve a conta digital bloqueada pela Caixa? Veja como regularizar

Trabalhadores que tiveram a conta suspensa terão que ir até a uma agência bancária para regularizar a situação

22/07/2020 10:26

A Caixa Econômica Federal bloqueou na terça-feira, 21, ‘centenas de milhares’ de contas da poupança digital –usadas para o recebimento do auxílio emergencial– por suspeita de fraudes.

Os usuários do aplicativo Caixa Tem, usado para movimentar a conta da poupança digital, que tiveram as contas bloqueadas devem procurar uma da agência bancária da Caixa com um documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) para regularizar a situação.

A Caixa bloqueou “centenas de milhares” de contas digitais por suspeita de fraude
A Caixa bloqueou “centenas de milhares” de contas digitais por suspeita de fraude - Divulgação

Lembrando que as agências bancárias estão funcionando em horário reduzido (10h às 14h) por conta da pandemia do novo coronavírus.

O bloqueio ocorre justamente na semana em que a Caixa começou a pagar a quarta parcela do auxílio emergencial (veja calendário aqui).


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, foram bloqueados cerca de 5% do total de beneficiários  aprovados para receber o auxílio emergencial de R$ 600 ou R$ 1.200.

Em entrevista ao portal InfoMoney, Pedro Guimarães disse que a origem de fraude se deu no início dos cadastramentos do auxílio emergencial. De acordo com ele, como muitas pessoas não possuíam celular, o banco permitiu que um celular abrisse mais de uma conta, o que foi o “cerne da fraude”.

Em nota, a Caixa diz que o “aplicativo Caixa Tem possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro” e que é “baixo o percentual de fraudes”.

A Caia também recomenda aos usuários utilizarem apenas os aplicativos oficiais do banco e jamais compartilhar informações pessoais”.