Uber sem motoristas humanos? Sim, robôs podem dominar o mercado

Os taxistas tanto pediram pelo fim dos motoristas da Uber que isso pode se tornar uma realidade muito em breve. Mas a situação não vai ajudar muito aos taxistas não. Isso se deve ao fato de que há planos da empresa substituir motoristas humanos por robôs, ou seja, carros autônomos.

Será o extermínio dos motoristas humanos?

Isso mesmo! E não estamos falando do futuro não. A Uber anunciou no dia 18 de agosto que a partir de setembro já começará a transportar passageiros em Pittsburgh, nos Estados Unidos, usando este novo sistema como forma de teste. Parece impossível? Lembre-se que a Google já utiliza carros guiados por robôs faz um tempo, mas ainda não havia encontrado uma boa função para isso.

Aqui nesta matéria gringa podemos entender um pouco mais sobre oi assunto: “Por enquanto, os carros usados no teste do Uber viajam com um motorista de segurança, como determina a lei e o bom senso. Esses engenheiros profissionais sentam com as mãos junto ao volante, prontos para assumir o controle do carro caso surja um obstáculo inesperado. Um copiloto, no assento do passageiro, faz anotações num laptop, e tudo o que acontece é gravado por câmeras dentro e fora do carro para que qualquer problema possa ser analisado e solucionado. Cada carro também é equipado com um tablet no banco de trás, desenhado para mostrar aos passageiros que eles estão num carro autônomo e explicando o que está acontecendo. ‘Nossa meta é acabar com o hábito de ter motoristas no carro, por isso não queremos que os passageiros conversem com nossos motoristas de segurança’, diz Raffi Krikorian, diretor de engenharia do Uber”.

Por Felippe Canale

Jornalista parceiro da Catraca Livre