11 formas surpreendentes de usar vinagre na limpeza

O vinagre branco é um dos maiores aliados na hora de limpar, desinfetar e desodorizar a casa.  Isso tudo por conta da alta concentração de ácido acético, presente em vários produtos de limpeza. Para provar suas inúmeras utilidades, reunimos algumas dicas de limpeza com esse produto natural baratinho. Confira e faça um teste:

Desencardir rejunte

Rejunte encardido transmite um aspecto de casa suja. Para ficar livre desse problema, é só despejar vinagre nesses vãos, esperar cerca de 20 minutos e depois esfregar com uma esponja ou escova. O que acontece na sequência parece mágica: o rejunte volta a ficar clarinho.

Limpar janelas e vidros

Use um spray para borrifar uma mistura de vinagre e água em partes iguais. Em seguida, use um pano que não solte fiapos para remover a sujeira.

Dar brilho ao piso de madeira

Uma mistura de 1 copo de vinagre, 1 copo de  água e 1 copo de álcool faz  uma verdadeiro milagre no piso de madeira. É só umedecer um pano de chão, borrifar a a mistura no piso e passar o pano com um rodo.  Pode usar um vaporizador também, se tiver. Depois que o piso estiver seco, o ideal é passar uma flanela para dar ainda mais brilho.

Tirar gordura do fogão

Aplique um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja.

Eliminar manchas do vaso sanitário

Para limpar o vaso sanitário, você só vai precisar de vinagre. Despeje o produto e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois é só usar uma escova para limpeza de vasos e esfregar as manchas.

Acabar com o amarelado de aparelhos eletrônicos

É comum as partes plásticas dos aparelhos eletrônicos ficarem amarelados com o tempo. Para deixá-los como novos, é só passar um pano umedecido em vinagre. Se o amarelado persistir, prepare uma pasta de bicarbonato de sódio e água, deixe agir por 10 minutos e depois esfregue com uma esponja.

Limpar panelas

Basta polvilhar sal na superfície, borrifar vinagre e esfregar com o lado áspero da esponja de lavar louças. Parece mágica

Retirar manchas das roupas

Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, borrife a mesma quantidade de água e vinagre sobre as manchas, deixe agir por 15 minutos e depois siga com a lavagem normalmente.

Limpar e desentupir os furos do chuveiro

Essa é uma das maneiras mais fáceis de limpar o chuveiro sem nenhum esforço. É só encher um saco plástico com vinagre, envolver o chuveiro e deixar o produto agir durante a noite toda. Ao retirar o saco plástico, abra o chuveiro e deixe a água correr. Pronto! Agora os furos estarão desobstruídos de qualquer sujeira.

Higienizar máquina de lavar

Depois de lavar toda aquela pilha de roupas, é hora de higienizar a máquina. Programe um ciclo completo com a água no nível máximo misturado com 200 ml de vinagre.

Tirar manchas de caneta da parede

Para se livrar daqueles rabiscos nas paredes, misture vinagre branco e a mesma quantidade de água morna e esfregue com um pano.

Gostou? Veja mais dicas de limpeza nos links abaixo?

Compartilhe:

Tags: #manchas
1 / 8
1
01:35
Jovem consegue entrevistas de emprego após pedir ajuda em semáforo
No cruzamento de duas das mais importantes avenidas de Uberlândia (MG), a estudante Fernanda Carolina Alves Cabral, de 20 anos, …
2
01:13
Escola na Índia aceita plástico como pagamento de mensalidade
Uma escola na Índia encontrou uma maneira de ajudar o meio ambiente. Na Akshar Foundation School os alunos pagam a mensalidade com …
3
10:18
A trajetória de Lázaro Ramos
O ator  Lázaro Ramos nos visitou aqui na Catraca para conversar sobre sua carreira: das dificuldades até o sucesso. Confira no …
4
09:00
Dim Brinquedim e a arte do brincar
O artista cearense Antonio Jader Pereira dos Santos, também conhecido como "Dim Brinquedim", é o fundador do Museu Brinquedim em …
5
05:46
Criatividade e talento na dança de Deborah Colker
A renomada coreógrafa brasileira Deborah Colker está com sua nova apresentação "Cão sem plumas" rodando mundo a fora. Nossa equipe foi …
6
09:08
A magia dos arranjos musicais
O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro é entrevistado pelo jornalista Gilberto Dimenstein neste novo vídeo da série Mestres da Criatividade. A …
7
05:33
Chega de embalagens: preservando o meio ambiente
Já pensou entrar em um supermercado em que os produtos são todos vendidos a granel, sem embalagens? Você leva o …
8
02:35
Criatividade e Solidariedade: transformando a dor em beleza.
A vida do garoto Angelo Henry, morto em 2014, inspirou uma linda história de solidariedade que ressoará na vida de …