Aprenda a fazer luminária com objetos da cozinha

Por: Silvia Melo

Pra quê comprar uma luminária caríssima se você pode fazer uma versão mais em conta? Abaixo separamos alguns modelos que usam objetos que você deve ter guardado na sua cozinha.

1 – Luminária de ralador

Quando você imaginou que esse utensílio poderia ganhar outra serventia além de ralar o queijo e legumes? Pra fazer uma luminária dessa você vai precisar de um ralador, um fio pendente com soquete de luz, arame para suporte e uma lâmpada.  Comece a enrolar o arame no bocal com a lâmpada instalada. Mas antes de enrolar, deixe cerca de 10cm de arame sobrando. Depois de enrolar com bastante força o arame no bocal, insira o mesmo bocal dentro do ralador e coloque os 10cm de arame a mais através dos buraquinhos do ralador e feche o arame, enrolando um fio no outro. Pronto! Agora é só escolher um lugar para pendurar sua nova luminária.

Divulgação - Arquitetura Sustentável
Ralador ganha luz na decoração

2 – Luminária de funil

Essa é ainda mais simples. Basta encaixar o funil no fio pendente e está pronto. Se você preferir, você pode pintar o funil com tinta spray.  A luz direcionada é ideal para mesa de jantar.

Pintrest/Raissa Muniz
Luminária de funil é simples de fazer

3 – Luminária de garrafa

Essa luminária também vai dar um ar moderno à sua casa e para fazer é super simples. Você pode aproveitar um garrafa de vinho vazia, levar até o vidraceiro e pedir para ele cortar o fundo dela.  Depois disso é só encaixá-la no fio pendente. Se o bocal já vier com o fio, passar o fio por dentro da garrafa (do fundo para o gargalo). O próprio bocal irá segurar a garrafa. O resultado vale a pena!

Istock/Brasil2
Corte o fundo da garrafa e a transforme em luminária