Como limpar prata com 8 ingredientes que você tem em casa

Com receitas super práticas, é possível devolver o brilho de suas jóias e peças de decoração

Por: Redação Comunicar erro

Presente em uma infinidade de objetos, a prata (também chamada de argento) é um material sofisticado que tem seu nome originado da palavra indo-europeia arhhg, que, não a toa, significa brilhante.

Quem é fã de acessórios e itens decorativos produzidos a partir do metal sabe que nem sempre é fácil remover sujeiras e partes escurecidas do material, sendo um verdadeiro sonho descobrir como limpar prata com métodos rápidos e baratos.

Jóias de prata escurecida
Crédito: iStock | TisantiJóias de prata escurecida

Causas

Brincos, pulseiras, colares, anéis, talheres, taças, bandejas, travessas, vasos, espelhos, instrumentos musicais ou qualquer outro objeto feito com a prata está vulnerável a passar pelo processo de escurecimento, que é resultado do contato do material com o próprio meio ambiente.

As camadas mais escuras tratam-se de sulfeto de prata, produzido a partir de uma reação entre o metal e compostos de enxofre presentes no ar, como os gases sulfídrico e dióxido de enxofre.

O suor produzido pelo corpo é outro vilão para a manutenção do material, pois a água e os sais minerais dissolvidos nele, como o cloreto de sódio, ao se misturarem com algum dos dois gases, aceleram o escurecimento do metal.

como limpar talheres de prata escurecida
Crédito: iStock | goirTalheres de prata escurecida

Soluções

Para não quebrar a cabeça pensando como limpar prata com tanta frequência, é importante fazer a manutenção de seus objetos para que a conservação do material seja mais duradoura.

No caso das jóias, o ideal é guardá-las em locais bem secos e sem luz, de preferência lacradas em sacos plásticos ou de tecido. Já os utensílios domésticos devem, ao máximo, ficarem bem distantes de produtos químicos, como os de limpeza que contenham enxofre ou cloro.

Água sanitária ou oxigenada, assim como perfumes, são substâncias que tiram o brilho da prata. Por isso, fique atento aos locais de manuseamento do material.

Na hora de lavar pratos ou talheres, tente sempre deixá-los de molho caso não consiga limpá-los na hora, para que a sujeira não grude. Outra dica é mantê-los longe de esponjas de aço ou muito ásperas, pois a prata pode ficar ainda mais arranhada.

Antes de guardar suas pratarias no armário, embale-as com papel filme, sem deixar nenhum pedaço de fora, para reduzir o contato do metal com o ar. Dessa maneira, o polimento das peças será mais rápido e efetivo.

Receitas

Depois de entender mais um pouco sobre as causas do escurecimento do metal, chegou a hora de escolher qual o método mais prático para você para limpar prata e colocar a mão na massa.

Confira receitas com 8 ingredientes da sua casa que a Catraca Livre selecionou para te ajudar a se livrar das manchas escuras dos acessórios feitos de prata. Olha só!

  • Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é o ingrediente mais usado na hora de limpar prata. Contudo, sua ação pode ser muito abrasiva para peças mais delicadas, pois o composto químico tende a desgastar as camadas superficiais do metal. Essa técnica é recomendada para itens de valor não muito alto.

Em uma panela no fogo, coloque 400ml de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e seus objetos de prata. Quando a mistura começar a ferver, tire do fogão e deixe de molho até que o líquido esteja morno. Em seguida, lave os objetos com água e sabão e deixe secar bem.

Para itens de prata maiores, você pode umedecer um pano com a mesma mistura de água quente e bicarbonato e esfregá-la nos objetos de sua escolha. Após a limpeza, faça a lavagem normalmente.

  • Pasta de dente

Para quem não sabe, a pasta de dente é comumente usada na limpeza de diversos objetos, como tênis e óculos. No caso da prata, o creme dental é capaz de reduzir a aparência dos arranhões e renovar o brilho.

Com uma esponja ou escovinha bem macias, passe a pasta de dente sobre todo o objeto, tomando muito cuidado com a força aplicada para não arranhar ainda mais a peça. Depois, lave-a com água e sabão, e, quando secar, use uma flanela para polir.

como limpar colar de prata e escova com pasta de dente
Crédito: iStock | Marc BruxellePasta de dente é milagrosa na hora de limpar prata
  • Vinagre branco

Em um recipiente, misture 500ml de água quente, uma colher de sopa de detergente e mais três de vinagre branco. Umedeça um pano de algodão na solução e use-o para limpar seus itens de prata. Feito isso, enxágue as peças e deixe secar.

  • Sal e papel alumínio

Talvez a mais simples das receitas é esta, por ter como ingrediente principal o tão utilizado sal, associado às desconhecidas funções do papel alumínio, que, ao reagir com a água, devolve o brilho as peças de prata.

Em uma vasilha, coloque 1 litro de água fervendo, 3 colheres de sopa de sal e mais duas de bicarbonato de sódio. Acrescentes seus objetos de prata e vários pedaços pequenos de papel alumínio rasgado. Deixe de molho por 30 minutos, enxágue, lave e guarde as peças como foi orientado anteriormente.

Xícara com água e papel alumínio para clarear alianças de prata
Crédito: iStock | Stanislav SablinFaça o teste e descubra como sal com papel alumínio podem deixar suas peças de prata muito mais brilhantes
  • Casca de banana

Além de combater acne, manchas e rugas da pele, a casca de banana também é usada no polimento de pratarias.

Ao invés de usar uma flanela ou qualquer outro tecido, faça o processo de polir as peças como sempre, mas utilizando a parte interna da casca da banana. Os resultados são surpreendentes!

  • Cerveja ou refrigerante de cola (aquele famoso, sabe?)

A última mas não menos importante das dicas é a mais prática, considerando que você não precisará de mais nada além de cerveja ou refrigerante de cola.

Coloque seus objetos de prata em um recipiente estreito e alto, completando seu espaço um dos líquidos indicados. Mesmo que pareça um desperdício de qualquer umas das bebidas, a simples imersão das peças de prata na cerveja ou no refrigerante de cola ajuda (e muito) a desgastar as camadas escurecidas da prata.

Caso essa técnica não funcione tão bem, complete o procedimento com uma das sugestões acima para resultados mais satisfatórios.


1 / 8
1
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
2
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia! Este vídeo …
3
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia. Este vídeo …
4
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você! Este vídeo faz …
5
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
6
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …
7
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
8
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …