Publicidade

Entreter

Descoberto um vírus espião que acessa mensagens do WhatsApp

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

Pesquisadores de segurança na web descobriram um software espião capaz de roubar mensagens do WhatsApp de telefones Android. O malware, apelidado de Skygofree, consegue até mesmo ligar o microfone do aparelho e gravar o som ambiente.

A aplicação maliciosa conecta a vítima em uma rede Wi-Fi admistrada por hackers e espia registros de chamadas, eventos de calendário, dados de geolocalização e consegue inclusive tirar fotos do usuário.

A descoberta do software é particularmente preocupante devido à sua capacidade de gravar mensagens criptografadas do WhatsApp. O spyware pode ler as mensagens exibidas na tela através do recurso de Acessibilidade do Android.

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, esse é um dos vírus mais poderosos já descobertos e acredita-se que ele tenha sido desenvolvido por uma empresa de TI italiana.

Sites falsos de empresas de telefonia têm sido usados para disseminar o programa malicioso. Geralmente, os criminosos disponibilizam um arquivo para download que promete melhorar a conexão com a internet e assim contaminar o dispositivo do usuário.

“O malware  é muito difícil de identificar e bloquear e os desenvolvedores por trás do Skygofree usaram claramente isso para sua vantagem: criar e desenvolver um implante que possa espiar extensivamente os alvos sem suscitar suspeitas”, disse Alexey Firsh, analista de malware da Kaspersky.

Até agora a aplicação não foi encontrada em aplicativos da Google Play Store, mas vale aquele cuidado na hora de instalar qualquer app em seu aparelho.

  • Quer receber mais informações como essa? Clique aqui e cadastre-se na nossa newsletter para não perder nada!

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade