Marca de roupas ajuda mulheres vítimas de violência a sorrir

Animale lança linha de camisetas cujas vendas serão revertidas para projeto de tratamento odontológico gratuito para corrigir danos causados por agressões

Atos violentos destroem trajetórias de vida. Porém, ainda bem que existem iniciativas para corrigir os males que eles causam. O marketing social não fica fora dessa. E encontra maneiras muito criativas de apoiar certas causas. Como uma marca de roupas femininas que lançou uma campanha para ajudar a devolver o sorriso a mulheres vítimas de violência.

Essa campanha foi selecionada pelo “Causando”, do projeto Mestres da Criatividade, da Catraca Livre – elegemos as mais criativas publicidades com causa.

A marca Animale passou a comercializar um modelo de camiseta cujas vendas serão 100% revertidas para um projeto social que oferece tratamento odontológico gratuito a mulheres que tiveram sua dentição afetada por agressões físicas.

Quem realiza esse atendimento são dentistas voluntários da Turma do Bem (TdB). Trata-se de uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fundada pelo dentista Fábio Bibancos. Desde 2002, ela oferece tratamentos odontológicos gratuitos a crianças e adolescentes de baixa renda.

Em 2012, a organização criou o projeto Apolônias do Bem. Por meio dele, uma rede de 17 mil profissionais já ajudou mil mulheres cisgênero e transgênero de todo o país a recuperar a plenitude de seus sorrisos.

O nome dessa iniciativa foi inspirado em Apolônia de Alexandria, personagem histórica que morreu em 249 d.C. Ela foi presa e torturada. Seus dentes foram arrancados.

A crise econômica provocou uma redução nos tratamentos oferecidos pelo Apolônias do Bem. As agressões a mulheres, no entanto, continuaram a crescer no Brasil. O número de feminicídios, por exemplo, aumentou 6,5% de 2016 para 2017, segundo levantamento feito pelo portal G1.

Norteada pelo princípio do empoderamento feminino, a Animale resolveu, então, contribuir para a causa. Em 5 de novembro, lançou a campanha “Mais um Sorriso”, elaborada pelos profissionais de criação da própria empresa. Não houve a contratação de uma agência externa para esse projeto.

São 5.000 camisetas, vendidas a R$ 298 nas lojas da marca e em seu e-commerce. Do total de peças, 600 serão adquiridas pela própria Animale, em nome de toda a sua equipe.

Para potencializar o alcance da ação, várias personalidades protagonizam vídeos da campanha: Ágatha Moreira, Julia Anquier, Lan Lan, Lívia de Bueno, Lu Grimaldi, Luciana Braga, Monalysa Alcântara, Mônica Martelli, Rafa Brites e Zezé Motta. Nos vídeos, são apresentados casos de vítimas que foram apoiadas pelo Apolônias do Bem.

A modelo Monalysa Alcântara, vencedora do concurso Miss Brasil 2017, também integra a campanha em prol das mulheres vítimas de violência
Créditos: Divulgação/Animale
A modelo Monalysa Alcântara, vencedora do concurso Miss Brasil 2017, também integra a campanha em prol das mulheres vítimas de violência

As beneficiárias do programa são selecionadas por meio de triagens, nas quais passam por um rápido exame oral, não invasivo, e respondem ao OHIP (Perfil de Impacto de Saúde Oral, na sigla em inglês). Trata-se de uma ferramenta científica que mede o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de uma pessoa.

São priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou fazem cursos de capacitação profissional.

Leia também: Comercial de cerveja mostra que excesso de álcool é ‘broxante’ 

Em parceria com qsocial