Agência faz ações para promover amizade entre desconhecidos

Placas em bancos de uma praça de Pelotas (RS) convidam pedestres a contar histórias, desabafar e dar conselhos

Por: Redação

Oito bancos vazios. Sobre o encosto deles, foram colocadas placas que se falavam. Uma delas, à esquerda, dizia: “Quer desabafar, sente aqui”; à direita, foi colada uma com os dizeres “Quer escutar um desabafo, sente aqui”. E foi dessa forma que a agência gaúcha Mark+, com apoio do estúdio Carma, tentou fazer com que as pessoas conversassem e promover a amizade entre desconhecidos.

Essa campanha foi selecionada pelo “Causando”, do projeto Mestres da Criatividade, da Catraca Livre – escolhemos as mais criativas publicidades com causa.

As sinalizações foram colocadas na praça Coronel Pedro Osório, centro de Pelotas (RS), há uma semana. A ideia é que permaneçam indefinidamente sobre os encostos.

No dia da instalação, os bancos com placas foram alvo de comentários de curiosos. Mas houve também quem se mostrasse disposto a participar da brincadeira.

Bancos de praça ganham placas para promover a amizade entre desconhecidos
Crédito: DivulgaçãoBancos de praça ganham placas para promover a amizade entre desconhecidos

“Um casal de idosos e duas amigas se sentaram, permanecendo um bom tempo conversando”, conta o diretor de criação do estúdio Carma, Ramon Ballverdú.

Bancos trazem placas que convidam a desabafar, ouvir uma história e receber um conselho
Crédito: DivulgaçãoBancos trazem placas que convidam a desabafar, ouvir uma história e receber um conselho

Não é a primeira vez que a agência e o estúdio se unem em ações para promover a socialização. Juntos, eles investem em ideias criativas para aproximar as pessoas.

“A tecnologia é muito boa para unir quem está longe, mas, algumas vezes, quem está perto passa despercebido. Acreditamos que a cidade é uma plataforma perfeita para proporcionar momentos de aproximação, seja com vizinhos, seja com desconhecidos”, avalia Ramon.

Cadeira na rua

E é por isso que, há quatro anos, por exemplo, uma ação visou reatar laços entre os vizinhos. A Mark+ e o Carma distribuíram cadeiras de praia e um pacote de biscoitos na porta de casas, convidando quem mora tão perto a se conhecer melhor.

Livro do Carinho

A agência também preparou uma ação de aproximação entre pessoas de gerações diferentes. Levou a uma instituição de idosos e outra de crianças, um exemplar de um livro misterioso com capa de madeira.

Dentro dele, no entanto, não havia páginas, mas um botão vermelho que, ao ser pressionado, colocava os dois públicos em contato.

Alimentando amizades

Da mesma forma, os criativos mostraram que em qualquer lugar, até mesmo no ônibus, é possível começar uma boa conversa, com a ação Alimentando Amizades.

“As intervenções mostram o quanto pode ser simples aproximar pessoas ou tornar a cidade mais divertida. O pensamento básico de toda ideia que colocamos na rua é ‘Como podemos tentar deixar a vida ou o caminho das pessoas melhor?'”, sintetiza Ramon.

Leia também: Marca de vodca escreve amor com tinta de mensagens de ódio

1
03:38
Joice Hasselmann é a prova viva da doença mental de Bolsonaro
Joice Hasselmann não fez nada de errado em relação a Jair Bolsonaro. Como política, criou vários canais de diálogo, como …
2
02:21
Polícia Federal revela fraude do PSL
Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta terça-feira, 15, em endereços ligados ao deputado federal …
3
02:44
Carta da prisão mostra suposto mandante da facada de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo na internet afirmando ter recebido uma carta com o nome do suposto mandante …
4
03:35
Assessor de Bolsonaro chama Coringa de esquerdista sem Deus
O filme do inimigo do Batman chegou definitivamente para colocar mais lenha na fogueira das discussões políticas. Que o diga …
5
02:46
Bolsonaro vai ter de engolir a Folha de S.Paulo sem água
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a Polícia Federal (PF) indiciou o ministro do Turismo, Marcelo …
6
02:43
Bolsonaro briga com novos métodos medicinais
A proposta que visa liberar o cultivo da maconha medicinal no Brasil segue em discussão na Anvisa (Agência Nacional de …
7
02:42
A novela de Adélio Bispo ganha um novo aliado
Mal assumiu o cargo de procurador-geral da República, Augusto Aras já mostra estar alinhado com Jair Bolsonaro ao aderir à …
8
02:49
Entenda por que Lula não quer sair da cadeia
O ex-presidente Lula reafirmou nesta segunda-feira, dia 30, que não vai aceitar a proposta feita pela força-tarefa da Operação Lava-Jato …