Campanha esconde violência contra a mulher em música romântica

A partir da música 'Coração pede socorro', da cantora Naiara Azevedo, ação do Ministério dos Direitos Humanos e da Artplan incentiva denúncias a agressões

Onde termina o amor e começa a tortura psicológica? Os limites dessa fronteira permitem fazer uma dupla leitura de sucessos românticos da música brasileira. Ouça, por exemplo, “Coração Pede Socorro”, da cantora Naiara Azevedo. O verso “Não consigo te apagar da minha mente” pode ser uma declaração de devaneios apaixonados. Ou retratar o terror da violência contra a mulher. A canção é fundo musical de uma campanha da Artplan que trata desse tema.

Essa campanha foi selecionada pelo “Causando”, do projeto Mestres da Criatividade, da Catraca Livre – elegemos as mais criativas publicidades com causa.

Ela foi realizada em duas fases. Na primeira, em 9 de novembro, a música foi divulgada nas mídias digitais de Naiara Azevedo e também em rádios e plataformas de streaming.

Para os ouvidos mais sonhadores, havia surgido uma canção de amor para embalar momentos de, digamos, intimidade.

Mas não só. E o lado mais perverso das relações seria revelado na segunda fase da campanha. No dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, foi lançado o clipe oficial da música.

A campanha chama a atenção para os limites entre o amor e a violência contra a mulher
Créditos: Divulgação/Artplan
A campanha chama a atenção para os limites entre o amor e a violência contra a mulher

O lançamento aconteceu no programa Hora do Faro, da TV Record. Além da cantora, estavam presentes o ministro de Estado dos Direitos Humanos, Gustavo do Vale Rocha, e a secretária Nacional de Política para Mulheres, Andreza Colatto.

Essas autoridades compareceram não apenas para ouvir uma canção romântica. As imagens do clipe desconstroem esse viés sob a perspectiva do relacionamento abusivo, a partir da dubiedade da letra.

A campanha da Artplan foi criada a partir de uma música da cantora Naiara Azevedo

A ação, empreendida pelo Governo Federal, é uma forma de chamar a atenção para uma realidade nada amorosa: a da violência contra a mulher no Brasil. Em 2017, 12 mulheres, em média, foram assassinadas por dia no país.

A campanha da Artplan inclui filme em TV aberta e em cinemas, spot em rádios, vinhetas em metrôs, aeroportos e ônibus ações na internet e mídia impressa.

Também criou a #vctemvoz, com o intuito de incentivar as denúncias à violência contra a mulher pelo telefone 180.

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