Projeto incentiva empréstimo de roupas para frear consumismo

Diferentes tipos de peças estão disponíveis para quem quiser pegar emprestado

Tornar-se sócio do guarda-roupas de alguém é uma prática que sempre existiu. Afinal, quem nunca pegou emprestado uma peça da irmã, da mãe ou da amiga? Para ampliar essa ideia, duas instituições suecas resolveram criar um projeto chamado ShareWear para promover o empréstimo de roupas usadas entre pessoas desconhecidas.

Funciona da seguinte forma: o projeto divulga as peças disponíveis na sua página do Instagram e a primeira pessoa a comentar a publicação tem o direito de ficar com o item por sete dias.

A partir do momento em que ela recebe a peça, tem que postar uma foto no Instagram com a hashtag #sharewear. Depois do período de empréstimo, é preciso repassar a peça para outro interessado. O objetivo é fazer a roupa passear de pessoa para pessoa até que esteja completamente desgastada.

Os primeiros itens na coleção ShareWear foram doados por algumas das marcas de roupas mais famosas da Suécia, como Filippa K , Esperança, Casa de Dagmar, além da conhecida Hope. Mas o projeto encoraja todos a contribuir com o movimento, emprestando suas próprias roupas. Basta tirar uma foto do item que a pessoa gostaria de compartilhar e enviá-la para Instagram com hashtag #sharewear. É importante também divulgar a geolocalização para que interessados saibam onde a peça está.

A ideia do projeto está pegando aos poucos. No site, marcações em um mapa mostram que os empréstimos aconteceram não somente na Europa, como também na Austrália e nos Estados Unidos.

Na foto postada no Instagram, Sara conta que pegou o vestido azul emprestado do armário da ShareWear

A iniciativa quer inspirar uma forma sustentável de consumir moda e, assim, reduzir o desperdício de materiais têxteis. Segundo dados publicados na página oficial da ShareWear, milhões de toneladas de tecidos vão para o lixo a cada ano.

Gostou da ideia? Que tal começar a prática com seu grupo de amigos, vizinhos ou com seus seguidores do Instagram? Uma ótima oportunidade para economizar, renovar o estilo e, ao mesmo tempo, refletir sobre os hábitos de consumo.