Últimas notícias:

Loading...

5 filmes para aprender sobre história do Brasil e do mundo

Obras cinematográficas sobre períodos históricos trazem uma visão da época de forma contextualizada

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Que tal ver um filminho e ainda aprender história? Obras cinematográficas sobre períodos históricos, por exemplo, trazem uma visão da época de forma contextualizada. O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), selecionou alguns filmes com essa proposta. Confira abaixo:

1. Spartacus (1960)

A megaprodução comandada por Stanley Kubrick deu movimento a imagens até então só presentes nos livros de história. Na trama, o escravo Spartacus comanda uma verdadeira revolução libertária durante o Império Romano, vivenciando dias de glória como gladiador nas arenas do Coliseu.

2. Lutero (2002)

Lutero foi dirigido por Eric Till

Com Joseph Fiennes no papel que dá nome ao filme, a obra retrata a fundação da Igreja Luterana, que resistiu bravamente às ideias até então inquestionáveis da igreja católica.

3. Desmundo (2003)

Desmundo foi dirigido por Alain Fresnot

O período colonial brasileiro ganha contornos artísticos nessa produção, que foca nos primeiros anos após a chegada dos portugueses ao que viria a ser o litoral brasileiro.

4. A Lista de Schindler (1993)

O filme, dirigido por Steven Spielberg e baseado na obra de Thomas Keneally, é sobre um empresário alemão que salvou a vida de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

5. Adeus, Lênin (2002)

A trama se passa em 1989, quando o Muro de Berlim vem abaixo e a mãe de Alex subitamente passa mal. Para evitar fortes emoções no coração fragilizado da mãe, o jovem conta com muita criatividade para fazê-la acreditar que o socialismo ainda vive na União Soviética.

DICAS PARA ESTUDAR EM CASA: