Como os games podem auxiliar no desenvolvimento infantil

Há opções de jogos que trabalham desde o ensino de disciplinas do currículo escolar até a coordenação motora das crianças

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Até pouco tempo, os jogos virtuais eram vistos como os grandes vilões para as crianças: imersas em um mundo que não era real, elas estariam gastando o tempo que deveria ser focado no aprendizado com uma atividade que pouco acrescentaria para o crescimento físico e intelectual. Essa afirmação poderia até fazer sentido quando os primeiros jogos foram lançados.

Atualmente, há uma enorme gama de opções que trabalham desde o ensino de disciplinas do currículo escolar até a coordenação motora das crianças. Com isso, videogame e desenvolvimento infantil vão se tornando grandes aliados e pesquisas já comprovam os benefícios desse recurso no aprendizado.

Jogos
Crédito: IStock/RawpixelJogos podem auxiliar na coordenação motora das crianças

O SEB (Sistema Educacional Brasileiro) preparou este conteúdo especial para explicar melhor sobre quais são os reais resultados que o uso dos videogames, quando bem monitorados, podem trazer para o dia a dia dos seus filhos.

Qualquer tipo de jogo ou atividade lúdica pode contribuir para a jornada de crescimento de uma criança. Essas diferentes formas de aprendizado já foram incorporadas ao ensino tradicional há algum tempo e fazem parte do dia a dia das crianças. O videogame é apenas uma modernização do trabalho que já era realizado: agora, tudo passa a ser digital.

Videogames e desenvolvimento infantil na prática

Veja alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados como forma de complementar o currículo básico de ensino, tornando a sala de aula mais dinâmica e sendo uma boa opção de diversão em casa.

Motivando a prática de exercícios

Além dos esportes tradicionais, os alunos podem mexer todo o corpo com os jogos de videogame. O Just Dance é um dos exemplos: é só escolher uma música e repetir a coreografia ensinada pelo game. A pontuação é contada a partir da leitura de movimentos do corpo que os sensores fazem. Quanto mais passos corretos, maior a pontuação!

Incentivando o cuidado

Aprender mais sobre a fauna e a importância do cuidado com os animais e com a natureza: tudo isso é possível com o Kinectimals. A criança é responsável por tomar conta de um filhote felino e fazer as atividades que ele precisa para sobreviver, como dar comida e banho. Também é possível ensinar alguns truques aos bichinhos e fazer carinho neles!

Reforçando a atenção

Seu filho parece vidrado demais em um determinado jogo criativo? Vale lembrar que os games também são um importante reforço da atenção e do foco para atingir objetivos, o que é muito importante no dia a dia. Os famosos jogos arcade, como o Tetris, são um exemplo disso. Qualquer descuido faz com que as peças que caem do alto não tenham encaixe com as que já estão empilhadas embaixo e, com a sucessão de erros, você perde.

Aprendendo um novo idioma

Muito dos jogos de videogame não foram traduzidos para o português ou não têm a opção de selecionar o idioma desejado. Utilizar os jogos totalmente em inglês, por exemplo, são uma forma de ampliar o seu vocabulário com os mais diferentes assuntos, desde comandos básicos, que são pedidos para avançar no jogo, até os detalhes de cenário, por exemplo.

Pais e escolas como aliados

Quando os videogames são inseridos no dia a dia dos pequenos, é importante que haja um acompanhamento dos pais para definir limites, como a frequência de uso dos videogames durante a semana e a quantidade de tempo permitida para brincar, além de definir com quais jogos ele poderá interagir e se essa será uma atividade individual ou para conectar toda a família.

Curtiu? Continue lendo sobre o tema no blog Novos Alunos.

1
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
2
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
3
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
4
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
5
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
6
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
8
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …