Conheça 5 aplicativos gratuitos e (realmente) úteis a professores

Devido à covid-19, 2020 será reconhecido como o ano em que educadores fizeram milagres na aprendizagem dos estudantes

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A pandemia do novo coronavírus vai deixar a sua marca no ensino do século 21. Em um ano em que as aulas remotas foram a única solução para contornar a necessidade do isolamento social, muitos professores tiveram que se adaptar ao ambiente digital. Para iniciantes ou não, selecionamos cinco aplicativos gratuitos que facilitam a tarefa da docência.

Crédito: PexelConheça cinco aplicativos gratuitos e realmente úteis a professores

Disponível para iOS e Android, TeacherKit oferece soluções para organizar as aulas, presenças e atividades, além de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.

Com esse app, os professores podem manter informações comportamentais de cada um dos aluno, com foto, gráficos e ainda separados por turma. Nele, há ferramentas de comunicação com pais e responsáveis.

Neste ano, houve também quem se descobriu docente em meio a pandemia, ministrando aulas particulares remotas.  Ambiente virtual de aprendizagem e um sistema de gerenciamento de conteúdo bem completo, o Google Classroom armazena seus conteúdos, cria avaliações e distribui notas.

Apesar de ter sido criado em 2014, essa ferramenta ganhou força neste ano. O recurso, que pode ser acessado com a sua conta de Gmail, também tem um aplicativo para organizar e facilitar a comunicação.

Crédito: DivugaçãoApesar de ter sido criado em 2014, essa ferramenta ganhou força neste ano

Chamar o aplicativo Educreations de “lousa digital” é uma simplificação injusta. Desenvolvido para ser usado em iPad, além de projetar e compartilhar o que se escreve ou o que se desenha nele, é possível adicionar áudios e outros recursos de imagem. O WhiteBoard, para android, seria uma versão simplificada do Educreations, mas ainda útil para o propósito.

O que seria da educação e da cultura sem a literatura? O aplicativo Biblioteca Digital José Martiniano de Alencar disponibiliza livros que são de domínio público ou estão disponíveis em open access ou copyleft, facilitando a vida do professor.

Existem muitos aplicativos com livros que são de domínio público

Com esse app, é possível levar leitura de boa qualidade em uma edição que não tem custo de distribuição, não rasga e pode ser carregado no celular para qualquer lugar –e sem desculpa de que o cachorro comeu o livro.

Compartilhe: