Qual o papel da família e da escola no desenvolvimento social da criança?
Para que a criança se desenvolva plenamente, ela precisa ser estimulada em diversos sentidos: físico, psicológico, afetivo, cognitivo e social
O desenvolvimento social da criança tem importante papel na construção do conhecimento, da autopercepção e da consciência de ser um indivíduo que vive em coletividade. Nesse sentido, para que os pequenos se desenvolvam plenamente, precisam estímulos em diversos sentidos: físico, psicológico, afetivo, cognitivo e social.
O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica que, se houver falha em alguma dessas áreas, o desenvolvimento infantil, em seu todo, pode ser prejudicado.
Por isso, a parceria entre família e escola é fundamental para formarmos indivíduos conscientes, confiantes, respeitosos e bem preparados para conviver em sociedade. Acompanhe a leitura e saiba mais!
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- Estudo revela o que está envolvido na manifestação do autismo em crianças
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Aplicativo de triagem ajuda a detectar autismo em crianças
Qual o papel da família e da escola no desenvolvimento social da criança?
O núcleo familiar e o contexto escolar são os principais cenários em que a criança interage, sendo, portanto, os locais de construção de suas habilidades sociais. Na adolescência e na vida adulta, novos ambientes serão explorados e a interação social será aprimorada de forma contínua. Contudo, a família e a escola representam os primeiros degraus desse desenvolvimento.
Em casa, ainda nos primeiros anos de vida, a criança aprende mais por modelação — observação e imitação do comportamento dos pais e irmãos —, do que por ordens diretas. Então, as primeiras noções de como interagir com outras pessoas vêm das experiências intrafamiliares. Isso significa que a família tem papel determinante no desenvolvimento social infantil.
A escola (educadores e colegas) também contribui fortemente para a formação individual e social de cada criança. Nesse ambiente, ocorrem interações constantes, o que possibilita a troca de percepções, ideias e valores. O cenário escolar é propício para a construção de habilidades socioemocionais, como respeito às diferenças e trabalho em grupo.
O que fazer para proporcionar um bom desenvolvimento social infantil?
É possível favorecer o desenvolvimento social da criança por meio de algumas ações que a coloquem em interação com outras pessoas e incentivem a formação das habilidades interpessoais. Sabemos que esse tem sido um grande desafio para os pais em situação de pandemia e distanciamento social, como a que vivenciamos recentemente.
Muitas famílias, inclusive, perceberam os impactos no desenvolvimento de seus filhos pequenos. Crianças em idade de aquisição da linguagem podem ter ficado com atraso na fala. Aqueles em idade pré-escolar, que já estariam em início de processo de alfabetização, paralisaram sua aprendizagem. Regressão comportamental para um estágio de maior dependência emocional e funcional também são reflexos da restrição de convívio social.
Entendemos que os pais também precisam trabalhar em meio a esse cenário em que as crianças tanto exigem atenção em casa. Contudo, na medida do possível, algumas ações dos familiares podem ajudar no desenvolvimento social da criança, como:
- incentive seu filho a socializar com as pessoas que ele convive;
- evite o uso excessivo de celular e reserve horários para atividades produtivas com a criança;
- aproveite brincadeiras e jogos interativos;
- escute o que seu filho tem a dizer; estimule o diálogo e a comunicação
- converse (e demonstre) sobre o que é empatia e respeito ao próximo;
- permita que a criança participe de atividades simples na organização da casa, para que ela desenvolva o senso de responsabilidade e trabalho em grupo;
- evite a superproteção; nossos pequenos precisam crescer com autonomia;
- quando possível, frequente lugares em que haja outras crianças.
Na prática, o estímulo ao desenvolvimento social da criança deve ser contínuo. Nesse sentido, a parceria entre família e escola é fundamental para formarmos indivíduos conscientes, confiantes, respeitosos e bem preparados para conviver em sociedade.
Quer saber mais sobre a educação das crianças? Acesse o blog Novos Alunos!
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.