Embaixada da França oferece mais de 60 bolsas para universitários

Bolsas de estudo favorecerá estudantes estrangeiros de graduação e pós-graduação, concedendo exoneração parcial das taxas universitárias

Por: Redação Comunicar erro

A Embaixada da França oferecerá mais de 60 bolsas de estudo parciais aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que estejam participando do processo de candidatura às universidades públicas francesas, nos níveis da graduação (Licence) e pós-graduação (Master).

Os estudantes contemplados receberão uma exoneração parcial das taxas universitárias, devendo arcar com uma inscrição equivalente a 170 euros anuais para a graduação e 243 euros para a pós-graduação.

Sem o benefício, as taxas correspondem a 2770 e 3770 euros, respectivamente. As bolsas não preveem a cobertura de outros gastos, como a tarifa do procedimento de candidatura ou pré-consular, taxas consulares, seguros, passagens aéreas, etc.

13 MANEIRAS DE CONSEGUIR BOLSAS DE ESTUDO EM BOAS UNIVERSIDADES  

Bolsas de Estudo
Crédito: iStock/Getty Images Bolsas de Estudo: interessados deverão enviar seus dossiês pré-consulares, no site da Embaixada, até as 17 horas do dia 9 de junho de 2019

Critérios

O critério para a obtenção do benefício é a excelência acadêmica. Serão analisados os históricos escolares, testes de proficiência, currículo e motivações dos candidatos.

Facilitação de vistos 

As bolsas fazem parte do programa “Bienvenue en France”, anunciado no final de 2018 por Édouard Philippe, primeiro-ministro francês. O objetivo do programa é melhorar as condições de acolhimento e recepção de estudantes internacionais na França. Além de triplicar o número de bolsas de estudos, estão previstas medidas como facilitar a obtenção de vistos e aumentar o número de formações oferecidas em inglês.

Inscrições

Aqueles que realizaram a sua candidatura pela plataforma “Études en France” já estão concorrendo e não precisam realizar nenhum procedimento complementar. Já os estudantes que realizaram as candidaturas diretamente nas instituições ou via plataforma Parcoursup deverão enviar seus dossiês pré-consulares, na plataforma, até as 17 horas do dia 9 de junho de 2019.

1 / 8
1
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
2
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
3
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
4
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
5
07s
Maior Sarau do Mundo – Anderson Meneses
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
6
29s
Maior Sarau do Mundo – Rafa Piccin
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …
7
23s
Maior Sarau do Mundo – Geovanna Nunciato
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
8
01:29
Maior Sarau do Mundo – Allan Hipólito
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …