Ensino de Biologia com paródias é eficiente e tem baixo custo

Estudos na área educacional apontam que o uso de paródia tem boa aceitação pelos estudantes

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Anos depois que aquele hit fez sucesso, ainda conseguimos nos lembrar da letra, mas –misteriosamente ou não– esquecemos algumas informações logo após ouvirmos. Quando fica difícil de memorizar a diferença entre mutualismo, protocooperação e comensalismo, uma paródia pode resolver.

Daniel Wisbech Carstensen
Crédito: PicasaRelações ecológicas interespecíficas são as interações que ocorrem entre organismos de espécies diferentes

Uma publicação de docentes do Rio de Janeiro mostrou que as paródias mudaram a atitude de estudantes menos participativos em aulas “convencionais” ou daqueles que se comportavam com timidez e resistência quanto à interação.

Na mesma seara, o curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha fez da paródia uma aliada e um objeto de pesquisa.

Segundo relato da experiência, o uso de músicas para fixar conteúdo é um recurso lúdico e prazeroso que tem boa aceitação dos estudantes, além de ser um método de baixo custo, o que o torna de fácil acesso para as escolas.

Catherine Markham
Relações intraespecíficas são as interações entre indivíduos da mesma espécie

Para a sorte de quem vai enfrentar Enem, vestibulares ou concursos, a internet tem bons canais para memorizar conceitos-chave da biologia. Vale lembrar que, antes de decorar uma dessas músicas, descubra quem produziu e se o conteúdo é confiável.

Veja, abaixo, algumas sugestões para potencializar o estudo de ciências biológicas.

BioloHits

O canal BioloHits, dos professores Daniel Reis e Rafael Lyra, é um festival de versões divertidas (e educativas) dos grandes sucessos do momento –exatamente o que o nome promete.

Petlicbio

Parte do Programa de Educação Tutorial (PET), estudantes do curso de Biologia do IFSP-SP (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo) desenvolveram um projeto com paródias e vídeos voltados ao Ensino Fundamental 2 e Médio.

O conteúdo de fica disponível no Instagram, Facebook e YouTube. Assista a um deles:

Me Gusta Bio

O professor de biologia Gustavo Schmidt, dono do canal Me Gusta Bio, oferece paródias, resumos e videoaulas com conteúdo de biologia e a ciência. Sem miséria, o biólogo reuniu os “greatest hits” em um só vídeo. Confira:

Compartilhe: