CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Uma seleção de filmes educativos para assistir com as crianças

Com o poder de despertar emoção, reflexão e conhecimento, o cinema é uma preciosa ferramenta pedagógica tanto para os professores como para os pais

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Os filmes permitem que sejamos levados para outras épocas, locais e culturas diferentes, colocando os recursos audiovisuais do cinema a serviço do processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), listou uma série de filmes com potencial didático para assistir com os pequenos.

Com o poder de despertar emoção, reflexão e conhecimento, a sétima arte é uma preciosa ferramenta pedagógica tanto para os professores como para os pais. De fato, a ficção cinematográfica pode imitar ou ampliar o plano da realidade, produzindo verdadeiras experiências de amadurecimento em uma única sessão.

Confira algumas sugestões:

  • A Corrente do Bem
(2000) – Direção: Mimi Leder

Desafiado por um professor, o pequeno Trevor McKinney cria um projeto que pretende mudar o mundo. Trata-se de um jogo de retribuição por meio do qual os envolvidos devem devolver qualquer gentileza recebida, ajudando três outras pessoas. É criada, assim, uma corrente de solidariedade. A ideia surpreende e alcança muitos adultos ao redor, mostrando que é possível melhorar o mundo com pequenos gestos.

  • O Pequeno Nicolau
(2009) – Direção: Laurent Tirard

Uma comédia tanto para o público infantil como para o adulto. A princípio, o garotinho francês é filho único e tem uma vida feliz. Mas quando descobre que ganhará um irmãozinho, associa sua vida à história do Polegarzinho. E é nesse momento que surge o medo de perder para sempre a atenção dos pais. De forma leve e divertida, o longa retrata o universo infantil, seus dilemas e a interação com os adultos.

  • Um Sonho Possível
(2009) – Direção: John Lee Hancock

A narrativa começa com uma família branca ajudando um adolescente negro que vive como sem-teto. Com o tempo, o ato solidário acaba se convertendo em adoção. Acolhido no seio de sua nova família, Michael Oher se descobre um atleta de talento. Porém, antes de vencer na carreira esportiva, o jovem precisa enfrentar muitos preconceitos.

Veja a lista completa dos filmes no site Novos Alunos.

DICAS PARA ESTUDAR EM CASA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.