CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

A Fazenda: Sabrina Paiva ouve funcionário dizer ‘senta aí, macaca’

A Record TV admitiu que caso de racismo ocorreu e que o funcionário foi identificado e demitido

Por: Redação

A participante do reality show A Fazenda, Sabrina Paiva, acredita ter sido vítima de racismo vindo de um funcionário do programa da Record TV pouco antes da prova do fazendeiro desta terça-feira, 5. Tratava-se de um operador de câmera que estava posicionado atrás de um dos espelhos da sala.

Sabrina Paiva em A Fazenda durante prova do fazendeiro
Crédito: Reprodução/ RecordSabrina Paiva durante prova do fazendeiro

O episódio não foi exibido ao vivo da TV aberta, mas quem é assinante do PlayPlus, serviço de streaming de vídeos, viu a cena e logo o vídeo foi compartilhado no Twitter. A emissora disse que identificou o ofensor e ele foi demitido.

Na postagem abaixo é possível ver o exato momento em que todos estão sentados na sala, aguardando, e a Miss São Paulo 2016 levanta para colocar um copo em cima da mesa e outro participante pede o copo a ela.

Uma voz diz algo que se parece com “senta aí, macaca”. Sabrina logo reage: “Vocês ouviram isso ou foi só eu?”

Quando os outros participantes perguntam o que ela ouviu, Sabrina reluta em dizer, ainda surpresa, mas logo emenda: “Vai macaco, senta aí”.

No quarto, ela volta a falar no assunto e diz acreditar que aquele comentário racista foi direcionado a ela, já que era a única que estava em pé no momento.

Nas redes sociais, o público mostrou indignação e cobrou um posicionamento da emissora. Nos perfis oficiais de Sabrina Paiva no Twitter e Instagram, a assessoria dela disse que está em contato com a produção do reality e que não vão se calar diante do preconceito racial.

Procurada pela Catraca Livre, a Record TV respondeu, por meio de nota, que o caso de racismo realmente ocorreu e que o ofensor foi demitido. Leia a nota na íntegra:

“A Record TV informa que ontem, 05/11, durante o reality A Fazenda, ao vivo, um operador de câmera, posicionado atrás de um dos espelhos da sala, fez um comentário racista a respeito da participante Sabrina Paiva.

Imediatamente ao fim do programa, a produtora Teleimage (que presta serviços à Record TV e é a contratante do operador de câmera), identificou o ofensor. Ele foi repreendido e teve seu contrato de trabalho rompido sumariamente.

A Record TV repudia veementemente esta atitude e qualquer tipo de preconceito. Como se trata de ofensa racial, será informado à participante Sabrina Paiva que a ela será dado o direito de fazer a representação legal ao ofensor, se assim quiser e no momento que desejar.

A Record TV e a produtora Teleimage lamentam o fato e não admitem que algo dessa natureza aconteça em suas produções.”

Racismo é crime. Saiba como denunciar casos como esse:

Pela internet
Acesse o portal da Safernet e escolha o motivo da denúncia. É preciso enviar o link do site em que o crime foi cometido e descrever o  que ocorreu. Em seguida será gerado um número de protocolo para que o usuário acompanhe o processo.

Disque 100 
O Disque 100 é serviço do Governo Federal para receber denúncias de violações de direitos humanos e também aceita denúncias online de discriminação ocorrida em material escrito, imagens ou qualquer outro tipo de representação de ideias ou teorias racistas disseminadas pela internet.

Delegacias
A denúncia contra crime de racismo pode ser feita em delegacias comuns ou especializadas em crimes raciais e delitos de intolerância. Também existem delegacias especializadas em crimes cometidos em meio eletrônico, que podem ser acionadas em situações de injúria racial virtual.

Saiba mais detalhes em como denunciar e o que fazer em caso de preconceito.

1
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados por conta do coronavírus
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por conta da pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, …
2
Coronavírus: serviços disponíveis para melhorar seus dias em casa
As TVs por assinatura e os serviços de streaming flexibilizaram seus pacotes e ampliaram a programação disponível para jovens, crianças …
3
Babu no BBB20: Precisamos falar sobre racismo
Os inúmeros episódios de racismo sofridos por Babu no BBB 20 estão dando o que falar. Segue com a gente …
4
Ronaldinho Gaúcho e a polêmica do passaporte falso no Paraguai
Dizer que Ronaldinho Gaúcho é o rei do rolê aleatório gera um total de zero novidades. Mas o bruxo resolveu …
5
Assédio de Pyong ganha destaque em paredão com Guilherme e Gizelly
Não faltou polêmica no paredão entre Guilherme, Pyong e Gizelly no Big Brother Brasil 20.Isso porque o paredão desta terça-feira, …
6
A eterna campanha para desqualificar ‘Democracia em Vertigem’
A menos de uma semana do Oscar, o documentário “Democracia em Vertigem” volta a ser alvo de ataques. Desta vez, …
7
Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar; confira outros finalistas
Finalmente foi divulgada a lista dos finalistas ao Oscar 2020 e uma das grandes surpresas para nós brasileiros foi a …
8
Davi (ex-Banda Uó) indica seus lugares favoritos em SP
Qual a relação entre uma batalha de vogue e o bairro oriental da Liberdade? Na cidade de São Paulo vivida …