Anitta repudia ataques racistas a Ludmilla em meio à polêmica

'Criminosos covardes que se dizem meus fãs', disse a dona do hit 'Vai Malandra'

Anitta quebrou o silêncio e publicou em seu perfil no Twitter, nesta quarta-feira, 17, uma série de comentários repudiando os ataques racistas que Ludmilla tem recebido de pessoas que se passam por fãs da cantora de ‘Vai Malandra‘.

Lud já foi chamada de ‘macaca’, ‘neguinha nojenta’, e foi ameaçada a receber chicotadas. Muitos desses perfis, inclusive, usam fotos de Anitta ou o nome da cantora para se identificar.

Anitta e Ludmilla travam uma briga pública que tem rendido ataques nas redes sociais
Créditos: Reprodução/Instagram
Anitta e Ludmilla travam uma briga pública que tem rendido ataques nas redes sociais

“Criminosos covardes que se dizem meus fãs estão propagando mensagens de racismo e injuria racial nas redes sociais. Já disse e repito – isso é abominável e inadmissível”, escreveu ela. “Minha equipe já está apurando tais perfis que até então não foram identificados como membros de nenhum fã clube do nosso registro. Mas não me calarei ou me acomodarei frente a esses absurdos que tenho lido e que estão chegando até mim. Quem fez isso vai pagar pelo que fez. E quem pensar em fazer, saiba que a justiça vai atrás de você também”, completou.

A famosa ainda afirmou que já acionou advogados e especialistas em crimes de internet para cuidar do caso. “Racismo não. Racismo é crime”, escreveu Anitta.

ENTENDA O CASO

A polêmica entre Anitta e Ludmilla começou quando Ivete Sangalo cantou a música ‘Onda Diferente’ no Rock in Rio 2019. Lud comemorou a presença da música que ela compôs. Contudo, os fãs de Anitta a criticaram alegando que a dona do hit ‘Vai Malandra’ também estava na lista de autoras no Spotify.

Em um vídeo, Ludmilla revelou que escreveu a música, mas sua gravadora não quis lançar. Só depois que Anitta conheceu a música e propôs uma parceria a gravadora aceitou.

Anitta envolveu o rapper Snoop Dogg, que cantou um trecho em inglês. Ele exigiu 50% dos créditos de autoria, e foi combinado que os outros 50% ficariam com Ludmilla.

Por isso, Ludmilla e Snoop Dogg foram creditados como compositores e intérpretes. Já Anitta ficou só como intérprete.

Em junho de 2020, Anitta citou o nome de Ludmilla no programa Dentro da Casinha e a rival não gostou a ponto de chama-la de mentirosa.

Após ataques na internet, Ludmilla publicou um vídeo desabafando sobre Anitta, narrando momentos de atritos entre elas e relembrando a polêmica sobre composição de ‘Onda Diferente’.

Racismo: saiba como denunciar

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.

Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Saiba mais como denunciar e o que fazer em caso de racismo e preconceito neste link.