Artistas fazem shows pelas redes sociais e incentivam a ficar em casa

Paula Fernandes e Roberta Sá são algumas das artistas brasileiras com shows online marcados

Por: Redação

Os casos de coronavírus no Brasil chegaram a 234 e já foi registrada, em São Paulo, a primeira morte provocada pela doença. Escolas e universidades estão com aulas suspensas, bares, museus e outros espaços culturais também estão cancelando as atividade e shows em função da prevenção.

Nesta terça-feira, 17, com a movimentação da hashtag #FicaEmCasa, artistas brasileiros então se apresentando pelas redes sociais e incentivando as pessoas a estarem de quarentena. Lá fora, tem até festivais online rolando.

Confira quais artistas têm apresentações marcadas: 

  • A cantora Roberta Sá já se apresentou e divulgou que suas próximas lives no Instagram estão marcados para quinta-feira, 19, às 20h, e sábado, 21, às 20h.

  • Nesta testa terça-feira, 17, a cantora Paula Fernandes cantará músicas com arranjo voz e violão, ao vivo pelo Instagram, a partir das 18h. “Meus amores, resolvi fazer uma live para ficar juntinho de vocês, já que não podemos ficar bem pertinho fisicamente por causa do protocolo pedido pelas autoridades”, escreveu ela.

  • Não é show, mas será que não vai rolar música também? Miley Cyrus convidou Demi Lovato para participar de uma transmissão ao vivo no seu Instagram, esta terça-feira, 17. É a primeira live de uma série chamada “Bright Minded: Live With Miley” em que a artista pretende falar sobre coronavírus, saúde mental e ansiedade.

  • Na Espanha, o festival #YoMeQuedoEnCasaFestival já trouxe diversos artistas locais com apresentações ao vivo pelo Instagram. O evento segue nos dias 20, 21 e 22 de março.

  • Uma iniciativa de Portugal, de 17 a 22 de março também vai acontecer o festival #EuFicoEmCasa, com 78 artistas convidados e mais de 40h de música.
View this post on Instagram

Mesmo à distância, estamos todos juntos: artistas, editoras, agências, meios de comunicação, influencers e todos quantos quiserem juntar-se a este @FestivalEuFicoEmCasa. Entre os dias 17 e 22 de Março, em direto no Instagram, perto de uma centena de intérpretes, músicos e autores nacionais vão dar 'concertos' individuais de cerca de 30 minutos, a partir das suas próprias casas, com dois grandes objetivos: levar a música a todos os que ficaram privados dos concertos que foram cancelados em todo o país e, acima de tudo, sensibilizar a população portuguesa para a urgência de ficar em casa nesta altura tão crítica. Mantenham-se seguros, fiquem atentos e passem a palavra: todos os detalhes serão anunciados aqui! #FestivalEuFicoEmCasa

A post shared by Festival #EuFicoEmCasa (@festivaleuficoemcasa) on

Apresentações que já rolaram:

Além de fazer um show online, a cantora Lizzo liderou uma sessão de meia hora de meditação.

Chris Martin deu aos fãs de Coldplay uma alegria em tempos de coronavírus.

Alejandro Sanz e Juanes se apresentaram em um espaço fechado, sem público, com transmissão ao vivo via internet.

Conforme mais artistas forem divulgando suas apresentações, vamos contando por aqui, ok? 

Sintomas do novo coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Cuidados para prevenir o coronavírus

Diante dos primeiros casos confirmados no Brasil, o Ministério da Saúde reforça as medidas de prevenção para evitar que o vírus se espalhe por aqui. São cuidados simples que reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre as medidas estão:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
    realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
    Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

ilustração ensinando o jeito de lavar as mãos