Brasileira do Big Brother de Portugal rebate machismo ao vivo

“Abro as pernas para quem quiser”, disparou Ana Catharina, sendo aplaudida

Por: Redação

Ana Catharina, participante brasileira que está no Big Brother de Portugal, rebateu comentários machistas que ouviu de outros confinados no reality show, durante a formação do Paredão no último domingo, 12.

ana catharina no big brother de portugal
Crédito: Reprodução/TVIAna Catharina, participante brasileira que está no Big Brother de Portugal

“Estavam falando das minhas pernas, e o Diogo não tinha nada a ver com elas. As pernas são minhas, e eu abro onde, para quem e a hora que eu quiser”, declarou a sister.

O programa exibido pela TVI havia mostrado uma sequência de imagens em que os brothers Diogo e Teresa comentavam sobre a colega de confinamento. A ex-cabeleireira chegou a dizer que Ana “abriu as pernas” para se manter no jogo e ganhar a simpatia do público.

“Com todo o respeito pelos programadores do conteúdo que fizeram o quadro, mas acho que faltou a minha presença ali porque estavam falando das minhas pernas. Eu sou dona do meu corpo” completou a instrutora de ioga.

Outros participantes aplaudiram o discurso da brasileira, assim como a plateia do programa.

O apresentador Cláudio Ramos elogiou Ana, que foi para o confessionário anunciar seu voto da semana: “Concordo com o que disse, porque as minhas pernas também são minhas e abro-as quando bem entendo. Acho que todo mundo aqui também”, disse ele, se virando para o estúdio.

“Acho que se todas as pessoas abrissem mais as pernas o mundo teria mais paz”, afirmou a concorrente aos risos.

Confira ao momento da crítica abaixo:


Por que é importante lutar contra o machismo?

Com a popularização de campanhas feministas, a luta contra o machismo tem ganhado cada vez mais força. O aumento das denúncias de assédio sexual, violência doméstica e estupro fortaleceu o movimento e também revelou que as agressões persistem no dia a dia de grande parte das mulheres.

Mas, afinal, o que é machismo? O que faz uma pessoa ser ou reproduzir falas machistas? Por que é importante lutar contra o machismo? A Catraca Livre vai te explicar tintim por tintim.

O que machismo?

O machismo é o preconceito que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Em bom português: é toda a opressão sofrida por mulheres e produzida por homens.

Por exemplo, uma pessoa machista é quem acredita a mulher não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como é inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.

O pensamento machista é totalmente cultural e pode vir de todo canto da sociedade, independente da classe social, posição política, religião ou família.

Por ter sido tratado como algo normal por muito tempo, há apenas algumas décadas esse comportamento é problematizado, especialmente pelos movimentos feministas, que lutam pela igualdade de gênero.

E mesmo com o avanço da luta feminista, não é todo mundo que concorda que o machismo deve ser combatido. Isso faz com que, mesmo com os esforços feministas, ele ainda esteja presente em tantos ambientes.

Para saber mais sobre machismo, clique aqui.

Compartilhe: