Criadores da série ‘1899’ voltam a comentar acusação de plágio de brasileira
Em um evento no Brasil, Baran bo Odar e Jantje Friese também apontaram o motivo da Netflix ter cancelado a produção
Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores de “1899”, da Netflix, comentaram o episódios em que foram acusados de plágio pela série. As declarações ocorreram no Brasil, durante um painel no Rio2C na quinta-feira, 13.
Em novembro de 2022, a quadrinista brasileira, Mary Cagnin, usou as redes sociais para apontar as semelhanças nos elementos centrais de “1899”, série lançada na Netflix em 2022, com sua HQ “Black Sience”, publicada em 2016.
“Não roubamos nada. Isso nos abalou muito emocionalmente e estamos tentando superar esse episódio”, declarou Friese no evento.
- Pesquisa revela fator que pode atrasar início de Alzheimer em 5 anos
- 10 belas estações de trem da Europa que valem a visita
- Disney On Ice estreia em POA com desconto especial na primeira noite!
- Medicamento pode prolongar a vida de pacientes com câncer de mama
Além de “1899”, a dupla também idealizou a série de sucesso, “Dark” (2017 – 2020).
Odar revelou que eles tentaram entrar em contato com a autora brasileira para esclarecer de vez a polêmica, mas não tiveram retorno.
Além disso, ele falou da repercussão negativa do caso: “A internet é um ótimo lugar para compartilhar informação e conectar pessoas, mas pode ser um lugar muito ruim às vezes, com muito bullying. Foi muito difícil para mim ler certos comentários, certos xingamentos. E isso veio tanto para gente quanto para a autora, eu sinto muito mesmo pela situação tão ruim para ela e para nós também.”
Por que “1899” acabou sendo cancelada?
Na ocasião, meses depois da polêmica, a Netflix anunciou que “1899” não teria uma 2ª temporada.
O cancelamento, então, acabou sendo associado com as acusações de plágio, mas a roteirista e o diretor negam que este tenha sido o motivo.
“A série acabou sendo cancelada por fatores financeiros da Netflix. Infelizmente, hoje a indústria vê a projeção de sucesso de uma série diferente de como era antes da pandemia, como foi com Dark por exemplo. Isso mudou muito, 1899 não atingiu os patamares que a empresa esperava e o resultado infelizmente foi esse”, afirmou Jantje.
Atualmente, o casal trabalha em outro projeto para a Netflix, uma adaptação da HQ “Something Is Killing The Children”, de James Tynion IV e Werther Dell’Edera.