Estes filmes podem fazer com que você veja a morte de outro jeito

Ao longo dos anos, diversas produções cinematográficas tentaram ressignificar o luto. Veja lista!

Por: Caroline Vale
Filmes que falam sobre a morte e você precisa assistir
Créditos: Reprodução/Warner Bros. Pictures
Filmes que falam sobre a morte e você precisa assistir

Apesar da morte ser a única certeza que o ser humano tem em vida, não existe um manual sobre como lidar com a dor de perder alguém.

No cinema, por exemplo, o assunto costuma ser abordado de forma profunda através de histórias emocionantes e inspiradoras, que tentam ajudar o público a refletir sobre as perdas e as pessoas enlutadas.

Falando nisso, veja uma lista com alguns filmes que buscam ressignificar a morte!

Prepare-se para se emocionar com “P.S. Eu Te Amo”
Créditos: Reprodução/Warner Bros. Pictures
Prepare-se para se emocionar com “P.S. Eu Te Amo”
  • “P.S. Eu Te Amo” (2007)

Holly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um engraçado irlandês por quem é completamente apaixonada.

No entanto, a vida de Holly praticamente acaba quando Gerry morre. Até que, em profunda depressão, ela descobre que o marido deixou diversas cartas que buscam guiá-la no caminho da superação.

Baseado no livro, o filme fala sobre luto e deixa a mensagem de que os entes queridos nunca vão embora de verdade.

Onde assistir? Netflix

  • “Reine sobre Mim” (2007)

Charlie Finema (Adam Sandler) perdeu sua família no ataque terrorista de 11 de Setembro e, após esta traumática perda, se isolou por completo.

As coisas mudam quando ele reencontra Alan Johnson (Don Cheadle), um ex-colega de quarto da faculdade que também enfrenta adversidades.

Os dois, então, reatam a amizade e encontram forças um no outro para enfrentar as dores da vida.

Onde assistir? HBO Max

  • “A Culpa é da Estrelas” (2014)

O filme é uma adaptação do livro de John Green e acompanha dois adolescentes diagnosticados com câncer.

Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) e Augustus Waters (Ansel Elgort) viram melhores amigos e logo depois se tornam namorados.

Apesar de terem muito em comum, o casal possui diferentes perspectivas quanto a morte: enquanto Hazel se preocupa com a dor que poderá causar em sua família, Augustus teme morrer sem deixar sua própria marca no mundo.

Juntos, os dois vão reforçar a importância de viver cada momento como se fosse o último. É aquilo, né… Alguns infinitos são maiores que outros.

Onde assistir? Disney+

  • “Beleza Oculta” (2016)

Mais uma história sobre luto. O filme acompanha Howard (Will Smith), um promissor publicitário que entra em profunda depressão após a morte de sua única filha.

Após a tragédia, ele se afasta dos amigos e do trabalho, e passa a escrever cartas para a morte, o tempo e o amor. Porém, o que inesperado acontece: ele é respondido.

O longa mostrar estas três forças do universo tentando mostrar as experiências que Howard ainda pode ter, mesmo depois da perda de sua filha.

Onde assistir? HBO Max

  • “Viva – A Vida É uma Festa” (2017)

Essa animação não podia ficar de fora! Perfeita para explicar sobre a morte para as crianças, o filme retrata a celebração mexicana do Dia de Finados, o conhecido “Dia de Los Muertos”.

Para isso, a animação mostra o mundo dos mortos como um lugar bastante colorido, alegre e festivo, além de ensinar que a memória é o lugar onde mantemos o carinho por aqueles que já partiram.

Usando da música e do afeto familiar, “Viva – A Vida É uma Festa” explora não apenas a morte natural, mas as mortes por acidente, o assassinato e o esquecimento.

Onde assistir? Disney+

  • “A Cabana” (2017)

Baseado no clássico literário, o filme mistura suspense e religiosidade para contar a história de um pai que precisa lidar com a morte precoce de sua filha, que foi brutalmente assassinada.

Porém, o corpo da menina não foi encontrado. Até que o pai recebe uma informação de onde o corpo está e acaba recebendo uma importante lição no local. O longa é doloroso e aborda as fases do luto.

Onde assistir? Telecine ou Amazon Prime Video por aluguel

  • “Um Ninho Para Dois” (2021)

Lilly (Melissa McCarthy) tenta superar a perda da filha. Enquanto isso, ela precisa lidar com seu marido Jack (Chris O’Dowd), que enfrenta uma tristeza profunda e luta para seguir em frente.

Um dia, Lilly passa a ser atormentada por um pássaro agressivo e decide procurar um veterinário para saber como se livrar do animal. A partir daí, ela acaba recebendo lições que vão mudar sua vida.

O filme, por fim, acompanha a forma como cada personagem lida com o luto. Além disso, retrata a depressão e o distanciamento do casal, que tenta se reconectar após a perda.

Onde assistir? Netflix

  • “Depois do Universo” (2022)

Filme brasileiro na lista? Temos! “Depois do Universo” aborda o medo da morte e, naturalmente, reforça a certeza do quão frágil e surpreendente a vida pode ser.

Enquanto espera por um transplante de rim, Nina (Giulia Be), uma talentosa pianista, cria uma conexão inesperada com seu médico Gabriel (Henry Zaga) e encontra a coragem de realizar seus sonhos musicais.

Onde assistir? Netflix