Últimas notícias:

Loading...

11 filmes na Netflix para entender o que é o fascismo e o nazismo

Os regimes totalitários que marcaram a primeira metade do século XX têm vindo à tona desde as eleições de 2018, e precisam ser entendidos e combatidos

Por: Redação

Desde os debates das eleições de 2018, surgiram nas redes sociais discussões acaloradas sobre fascismo e nazismo, regimes caracterizados por postura autoritária e pelos horrores da tortura, cassação e morte de seus adversários políticos ou “raças inferiores”.

Na hierarquia histórica, o fascismo é anterior ao nazismo e surgiu na Itália nos anos 1920, pouco tempo depois da Primeira Guerra Mundial.

Estabelecido pelo ditador Benito Mussolini, o fascismo deu origem ao nazismo, ideologia criada por Adolf Hitler após sua chegada ao poder no Terceiro Reich alemão na década de 1930, e que ganhou evidência mundial com as monstruosidades do genocídio da Segunda Guerra Mundial.

Ambos os regimes se consolidaram na Europa em um período entre-guerras, quando os países vivenciavam anos difíceis, com valores liberais fracos e a economia em decadência.

O nazismo de Hitler, que pregava o nacionalismo, o racismo e a criação de uma raça ariana e superior, foi responsável por atrocidades que marcaram o século XX e fez com que, por bastante tempo, tal ideologia causasse pavor em todo o continente europeu.

Durante o período em que o fascismo e o nazismo imperaram, principalmente na Itália e na Alemanha, milhões de pessoas foram brutalmente assassinadas na tentativa da construção de uma sociedade soberana, alicerçada em preceitos cristãos, tradicionais e conservadores.

Mais precisamente na Alemanha, por volta dos anos 1930, Hitler iniciou uma caça às bruxas às “raças inferiores”, como judeus, negros, ciganos e homossexuais, que foram dizimados em campos de concentração. As mortes eram justificadas nos ideias hitleristas de superioridade e formação de uma raça ariana, e por uma Alemanha livre do vermelho comunista.

Os judeus eram os alvos principais de Adolf Hitler e do Partido Nazista. Dos aproximadamente nove milhões de judeus que residiam na Europa nos anos 1930 e 1940, cerca de dois terços foram mortos pelo regime nazista, sendo que entre as vítimas constam mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens que foram assassinados nesse período de soberania nazifascista.

Abaixo, veja 11 filmes que constam no catálogo da Netflix para entender melhor o que foi esse período da história e por que é preciso combatê-lo.

Hitler – Uma Carreira

Hitler uma carreira
Crédito: Divulgação/NetflixHitler uma carreira

Este documentário mostra como o talento de Adolf Hitler para manipular e vender sua imagem o levou de suas origens humildes ao domínio do seu país e além.

Operação final

Operação final
Crédito: DivulgaçãoOperação final

Em 1960, agentes israelenses aceitam uma audaciosa missão para capturar o famoso criminoso nazista Adolf Eichmann e fazê-lo pagar pelo que fez. Baseado em fatos reais.

O Fotógrafo de Mauthausen

Crédito: Reprodução/NetflixO fotógrafo de Mauthausen

Um prisioneiro catalão em um campo de concentração nazista rouba negativos de fotos das atrocidades lá cometidas. Baseado em fatos reais.

Retratos de uma Guerra

Crédito: Reprodução/Netflix“Retratos de uma guerra”

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem artista se aferra a seu espírito criativo ao ser deportada com a família para um campo de concentração na Sibéria.

#AnneFrank – Parallel Stories

Crédito: Reprodução/Netflix#AnneFrank – Parallel Stories

A vencedora do Oscar Helen Mirren conta a história de Anne Frank com base no diário da jovem no documentário que traz também a saga de cinco sobreviventes do Holocausto.

A Batalha Esquecida

Crédito: Reprodução/NetflixA Batalha Esquecida

Durante a Segunda Guerra, na crucial Batalha do Rio Escalda, três vidas bem diferentes se cruzam. Veja a batalha sob suas perspectivas.

Grandes Momentos da Segunda Guerra – Em Cores

Crédito: Reprodução/NetflixGrandes Momentos da Segunda Guerra – em cores

Do ataque a Pearl Harbor ao Dia D, os acontecimentos marcantes da Segunda Guerra Mundial ganham vida nesta série documental com imagens coloridas.

Caixa Postal 1142: O Campo Secreto para Nazistas nos EUA

Crédito: Reprodução/NetflixCaixa Postal 1142

Neste curta documental, veteranos da Segunda Guerra revelam um campo militar secreto nos EUA onde soldados judeus interrogaram prisioneiros de guerra nazistas.

O Monstro ao Lado

Crédito: Reprodução/NetflixO Monstro ao Lado

Em Israel, um pacato avô de Cleveland é acusado de ser o abominável guarda de campo de concentração nazista conhecido como Ivan, o Terrível.

Anne Frank, Minha Melhor Amiga

Crédito: Reprodução/NetflixAnne Frank, Minha Melhor Amiga

Baseado na história real da amizade entre Anne Frank e Hannah Goslar, da ocupação nazista em Amsterdã ao angustiante reencontro em um campo de concentração.

Hitler’s Circle of Evil

Crédito: Reprodução/NetflixHitler’s Circle of Evil

Tentativas de se manter no poder, traições e conspirações. O círculo de líderes nazistas de Hitler toma o controle da Alemanha e planeja o futuro desastroso do país.

?>