Relembre famosos que saíram das redes e veja como dar um tempo também

Haters, política, relacionamentos, fake news… motivos não faltam para dar uma pausa e fazer um detox das redes

Em junho deste ano, Luva de Pedreiro, influenciador com mais de 14 milhões de seguidores no Instagram e outros 17 milhões no TikTok, gravou um vídeo afirmando que daria um tempo das redes sociais. A decisão deixou muita gente embasbacada, mas ele não foi o primeiro a tomar uma atitude assim -mesmo que temporária.

Precisa dar um tempo nas redes sociais? Veja como
Créditos: fauxels/Pexels
Precisa dar um tempo nas redes sociais? Veja como

Em 2021, Esse Menino, roteirista e humorista mineiro de 25 anos, viralizou com um vídeo cômico com supostos e-mails da “Pifáizer” para o governo federal. Pouco depois, decidiu dar um tempo nas redes.

“Eu vou sair de férias e vou ficar um tempo sem entrar nas redes sociais, sem postar nada, sem trabalhar e espero que vocês entendam”, disse ele na ocasião.

Kéfera Buchmann também anunciou, no auge da fama, uma pausa nos vídeos para seu canal em 2016. Em 2019, a youtuber Jout Jout decretou férias por tempo indeterminado; Demi Lovato deixou as redes sociais no mesmo ano.

Essas idas e vindas mostram o quanto esse ambiente digital pode ser tóxico e que, muitas vezes, é importante fazer uma pausa, colocar o pé no chão e se reorganizar emocionalmente.

A Catraca Livre reuniu algumas dicas para quem precisa desse detox, mas sem radicalismo. Acompanhe!

Não há necessidade de excluir o seu perfil em todas as redes sociais para manter a sanidade
Créditos: LoboStudioHamburg/Pixabay
Não há necessidade de excluir o seu perfil em todas as redes sociais para manter a sanidade

Desative a internet antes de ir para a cama

Olhar a tela do celular e ver que há uma nova mensagem pode gerar ansiedade – e nem todo mundo consegue segurar a curiosidade até o outro dia. Isso causa um ciclo vicioso: lê, responde, recebe outras…

Para contornar esse problema, basta desativar a internet ou colocar o aparelho no “modo avião” pouco antes de ir para a cama. Tente isso por uma semana para ver os benefícios para o sono.

Partindo do mesmo princípio, se possível, procure desativar quando for horário das refeições, ao ler ou para ver um filme ou série. Isso diminuirá significativamente o tempo conectado, além de ser uma boa maneira de separar a sua vida “on” da “off-line”.

Silencie grupos e notificações

Olhar a tela do celular e ver que há uma nova mensagem pode gerar ansiedade
Créditos: tommaso79/istock
Olhar a tela do celular e ver que há uma nova mensagem pode gerar ansiedade

Não há necessidade de excluir o seu perfil em todas as redes sociais para manter a sanidade. Geralmente, passamos muito tempo com o smartphone nas mãos, sendo, por isso mesmo, a principal fonte de notificações.

Quando possível, silencie os grupos de WhatsApp e as notificações das outras redes sociais. Abandone grupos de WhatsApp que não usa ou fazem mal sem olhar para trás e sem remorso.

No seu smartphone, vá em “Configurações”, procure por “Notificações” e desative os alertas (som, tela e led).

Desativar temporariamente o Instagram

Em 2021, o jornal norte-americano The Wall Street Journal revelou que o Instagram é a rede social mais tóxica entre as empresas chefiadas por Mark Zuckerberg. As análises mostraram que ela é especialmente prejudicial à saúde mental de adolescentes que se identificam com o gênero feminino.

Existe um processo simples usado para desativar o Instagram temporariamente. Ao desativar a conta, o seu perfil, com fotos, comentários e curtidas, permanecem ocultos até o próximo login e pode ser feito apenas uma vez por semana.

No seu perfil, no canto direito, selecione “Editar perfil”.

Precisa dar um tempo nas redes sociais? Veja como
Créditos: Reprodução
Precisa dar um tempo nas redes sociais? Veja como

Nessa área de edição, vá até o fim da página. Escolha “Desativar minha conta temporariamente”:

Precisa dar um tempo nas redes sociais? Veja como
Créditos: Reprodução

Insira o motivo para a desativação temporária e a senha. Depois, confirme.

Créditos: Reprodução