Youtuber perde 10 anos de suas memorias após sofrer crise de ansiedade

"Me contaram que eu tive uma convulsão e um desmaio e quando acordei não reconhecia minha casa, meus animais e nem mesmo minha mulher", escreveu Biel Vaz

Por: Redação

O youtuber Biel Vaz, de 30 anos, escreveu um desabafo, em seu perfil no Instagram, contando como uma crise de ansiedade, seguida de convulsões e amnésia dissociativa, o fez perder suas memórias dos últimos 10 anos e como ele tem lidado com a situação.

Crédito: Reprodução/InstagramYoutuber perde 10 anos de suas memorias após sofrer crise de ansiedade

O youtuber e sua esposa, Tuy Potasso, são donos de um canal com mais de um milhão de inscritos no Youtube, onde dão dicas para casais e outras coisas. Após o acidente, Biel criou a hashtag #MinhaCrisedeAnsiedade, para compartilhar com seus seguidores o que aconteceu com ele, além de incentivar outras pessoas a contarem suas histórias.

“Minha crise de ansiedade me fez retroceder 10 anos de vida. Me contaram que eu tive uma convulsão e um desmaio e quando acordei não reconhecia minha casa, meus animais e nem mesmo minha mulher.⁣ Lembrava de morar em outro lugar, ter outros amigos e uma vida completamente diferente. Ao me olhar no espelho meu cabelo tinha mudado e meu rosto não era o mesmo… Eu estava mais velho.⁣ Nada sabia sobre o meu trabalho ou sobre qualquer outra coisa que aconteceu nesse período. Voltei a ter algo entre 18 e 20 anos”, escreveu.

“Hoje faz 1 semana que isso aconteceu, começo a me recordar de algumas coisas, pessoas, meu relacionamento, meu trabalho… Mas não sinto nada. Estou anestesiado.⁣ Estou procurando manter minha rotina, seguir os planos que já tinha e construir novas lembranças. Soube de outros casos parecidos com o meu, sei de pessoas que se recuperaram rápido e de outras que nunca se recuperaram, então não posso apenas esperar por uma melhora. Comemoro cada progresso sem me cobrar pelo próximo”, disse o youtuber.

“Sou muito privilegiado por ter uma mulher maravilhosa que mesmo nos períodos que não me recordei dela não saiu do meu lado e me guiou por essa escuridão que é a perda de memória.⁣ Agradeço aos amigos e familiares que estão me dando força e também a todos vocês que eu ainda não conheço direito, mas descobri que também chamo de família”, finalizou o youtuber.

View this post on Instagram

#minhacrisedeansiedade me fez retroceder 10 anos de vida. Me contaram que eu tive uma convulsão e um desmaio e quando acordei não reconhecia minha casa, meus animais e nem mesmo minha mulher.⁣ Lembrava de morar em outro lugar, ter outros amigos e uma vida completamente diferente. Ao me olhar no espelho meu cabelo tinha mudado e meu rosto não era o mesmo… Eu estava mais velho.⁣ Nada sabia sobre o meu trabalho ou sobre qualquer outra coisa que aconteceu nesse período. Voltei a ter algo entre 18 e 20 anos.⁣ Hoje faz 1 semana que isso aconteceu, começo a me recordar de algumas coisas, pessoas, meu relacionamento, meu trabalho… Mas não sinto nada. Estou anestesiado.⁣ Estou procurando manter minha rotina, seguir os planos que já tinha e construir novas lembranças. Soube de outros casos parecidos com o meu, sei de pessoas que se recuperaram rápido e de outras que nunca se recuperaram, então não posso apenas esperar por uma melhora. Comemoro cada progresso sem me cobrar pelo próximo.⁣ Sou muito privilegiado por ter uma mulher maravilhosa que mesmo nos períodos que não me recordei dela não saiu do meu lado e me guiou por essa escuridão que é a perda de memória.⁣ Agradeço aos amigos e familiares que estão me dando força e tbm a todos vocês que eu ainda não conheço direito, mas descobri que tbm chamo de família.⁣ Muito obrigado! ⁣ ⁣ ⁣ #minhacrisedeansiedade é uma hashtag criada por nós para que as pessoas possam compartilhar suas vivências com o transtorno de ansiedade, que quase nunca é levado a sério. Nesse momento o Biel está passando por um episódio de amnésia dissociativa onde o gatilho foi uma crise de ansiedade, e queremos usar esse momento de dificuldade para ajudar outras pessoas (coisa bem comum no nosso processo criação de conteúdo)!⁣ ⁣ 🖤 Para participar é só postar uma foto no seu feed ou storie com um relato de uma crise de ansiedade que vc passou usando a hashag. Sabemos que às vezes é complicado falar dos problemas, mas é necessário que as pessoas ao redor se conscientizem.🖤 Pode postar pelo Twitter também 😊⁣ ⁣ Lembrando que ter amnésia dessa forma não é um quadro comum.⁣ ⁣ ❤️ COMPARTILHE ESSA POSTAGEM NOS SEUS STORIES OU FEED E MARCA A GENTE ❤️

A post shared by Tuy e Biel | Dicas para casal (@tuyebiel) on

Ansiedade é algo normal, entretanto, quando ela começa a dar sinais excessivos, é preciso procurar ajuda

Ansiedade

A ansiedade é uma reação normal. Ela é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alertar em situações adversas e desconhecidas. Este mecanismo nos deixa alerta e também nos dá a chamada “descarga de adrenalina” para enfrentar situações adversas inesperadas.

A ansiedade pode ser “ativada” diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Sendo assim, é normal ficarmos ansiosos horas antes de uma entrevista de emprego, quando está pra sair a lista dos aprovados num concurso, no dia do nascimento de um filho, um pouco antes de uma viagem ou de uma cirurgia delicada.

Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida. Saiba mais informações sobre ansiedade, o que é, seus sintomas e qual o tratamento, clicando aqui.