Aprenda como fazer água termal em casa e use na pele e no cabelo

Conheça duas receitas do dermocosmético que ajuda no tratamento de acne, alergias, queimaduras, olheiras e até envelhecimento precoce

A água termal é item indispensável na necessaire de muitas mulheres, principalmente daquelas que vivem uma rotina intensa de maquiagens e cuidados da pele. Porém, o dermocosmético pode parecer “exagero” para quem quer economizar uma grana, por isso, que tal aprender como fazer água termal em casa?

Por ser chamada de “água”, o produto costuma ser visto como desnecessário ou “frescura”. Contudo, o líquido é queridinho de dermatologistas e maquiadores por ser extraído de rochas e contar com minerais concentrados, como silício, ferro, selênio, boro, manganês e zinco, que, além de hidratarem e nutrirem a pele e o cabelo, auxiliam no combate ao envelhecimento precoce.

A água termal é conhecida por acalmar a pele, ou seja, amenizar inflamações, vermelhidões ou irritações causadas tanto por alergias, depilações e queimaduras de Sol quanto por cravos, espinhas e possíveis picadas de inseto. E o mais legal: não há restrições de uso, trazendo benefícios para qualquer tipo de derme.

Se sua pele é sensível e muito delicada, o cosmético dá conta de prevenir que ela piore. Caso você não sofra com a sensibilidade, melhor ainda, pois ela cria uma película protetora para evitar o ressecamento.

Mulher usando água termal
Crédito: iStock | lisegagneA água termal traz benefícios para qualquer tipo de pele ou cabelo

A água termal não serve apenas para a pele, podendo ser utilizada no cabelo, principalmente se você utilizar secadores, chapinhas ou modeladores de cachos.

Foi pra praia ou ficou exposto ao Sol? Aposte em algumas borrifadas do produto antes e após à exposição. A água termal ajudará a selar a superfície para evitar a perda da hidratação e nutrição, mantendo o rosto e os fios macios e brilhantes.

Mulher queimada de Sol
Crédito: iStock | marko-marcelloApós pegar uma corzinha no Sol, borrife água termal para evitar irritações na pele

Se você costuma usar maquiagens, invista em aplicações do dermocosmético antes de passar os produtos para que a pele não seja danificada por eles. Utilizada depois, é possível fazer com que a make dure mais tempo e ainda garante que a produção fique com um aspecto mais natural.

Para aqueles dias em que as olheiras estão “gritando”, umedeça um pedaço de algodão ou gaze em água termal bem gelada e faça compressas para diminuir o inchaço e o escuridão da região.

Rosto molhado por água termal
Crédito: iStock | rajchertlukQuando a maquiagem estiver pronta, utilize água termal no rosto para aumentar seu tempo de duração

Infelizmente, o líquido não é muito barato, o que dificulta seu acesso e uso frequente do produto. Por isso, aprender como fazer água termal em casa seria uma ótima ideia para manter a pele nutrida e hidratada, sem gastar fortunas, né?

Confira duas receitas de água termal com ingredientes da sua casa que a esteticista Patrícia Elias ensina em seu canal no Youtube:

  • Em um liquidificador, bata o conteúdo de duas folhas grandes de aloe vera (aproximadamente duas colheres de sopa) com 500ml de soro fisiológico e duas tampinhas de Bepantol líquido.
  • Bata um pepino grande e inteiro sem casca no liquidificador até atingir o ponto de liquidez, adicionando os mesmos 500ml de soro fisiológico com duas tampinhas de Bepantol líquido. Depois, acrescente 150ml de chá de camomila concentrado, que você pode fazer com três sachês do produto para essa quantidade de água.

Quando terminar, coloque a receita escolhida em um borrifador e mantenha na geladeira por até 20 dias. A solução pode ser usada diversas vezes ao dia em qualquer parte do corpo e do cabelo.


Compartilhe: